Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, julho 14, 2015



Pedro Passos Coelho,
risonho, contemplando embevecido o umbigo e felicitando-se a si próprio, disse:
Por acaso, a ideia foi minha!

Brasilino Godinho

Depois da tempestade… Os cuidados de prevenção.
A ideia foi minha. Mas, psiu!
É que sou muito recatado…

01. A ideia coelhal teria sido traduzida em letra de forma e de conclusão no acordo entre o Eurogrupo e a Grécia, celebrado no domingo transacto.

Passos Coelho, após a notícia do acordo, não perdeu tempo a pôr-se nos bicos dos pés e a vangloriar-se do que seria o seu grande feito.

E fê-lo na mesma altura em que era publicada a entrevista do ex-ministro das Finanças Vourofakis à New Statesman em que o político grego revela que os governos de Portugal e Espanha têm sido os mais acérrimos adversários de qualquer acordo com o governo grego. 

02. A declaração de Passos Coelho tem causado grande alarido nas redes sociais e sido muito ridicularizada.

03. Mas anda meio mundo distraído.
Ou será que ninguém se apercebe da realidade que Passos Coelho carrega no corpo e na alma hã imenso tempo?

04. Se muitos comentadores o reprovam e se é opinião generalizada que o assentimento ou a convergência com a Grécia é um mau acordo ou um não acordo, é por de mais evidente que a ideia só poderia provir da privilegiada mente de Passos Coelho. Porquanto, ele é o grande especialista das más ideias: sejam elas de aplicação nacional ou internacional.

05. Se em tal domínio da desgraça da Grécia há que aplaudir Passos Coelho, então faça-se-lhe o elogio de ter sido em Bruxelas, mais uma vez, igual a si mesmo. Desta vez, em decorrência de sua iniciativa pessoal, com retumbância em Portugal. O que na actual temporada eleitoral veio dar muito jeito de animação às hostes que seguem Passos Coelho nas suas contínuas andanças pelo país e nas travessias do Cavaquistão.

06. Sobretudo que seja um aplauso que disfarce a desilusão provocada pela indiferença com que os povos europeus acolheram a iniciativa da coelhal figura.
Aliás, mais correcto será dizer que a façanha de Passos Coelho passou inteiramente despercebida na Grécia e nos outros países da Europa.  
Mesmo em Portugal, se não fora Coelho puxar pelos corroídos, esfarrapados e cinzentos galões, nada constaria nos programas dos circenses espectáculos de diversão televisivos e nas folhas impressas da Comunicação Social.

07. Até neste reconhecido aspecto de o chefe do governo ser uma espécie de animador de serviço da dolorosa pasmaceira nacional e dos grotescos espectáculos do circo político, há que celebrar a sua vocação e bater palmas aos bacocos desempenhos de sua excelência. Também dessa activa excelência dar recomendação ao presidente Cavaco Silva no sentido de a recompensar com uma qualquer comenda em que sejam bem nítidos os desenhos da torre do castelo em que ele se alcandorou e da espada como símbolo maior do que tem sido o seu ardor guerreiro contra a malta sitiada no campo da classe média e dos inválidos da república: os deserdados da sorte, os funcionário públicos, os pensionistas, os reformados, os sem abrigos da governança e os idosos, tidos como incapazes, inúteis e pesos mortos da sociedade.

08. Por último, hemos de tomar nota que Passos Coelho, voltou a enganar os portugueses quando disse que “por acaso, a ideia foi minha!
É que se a ideia foi dele não terá sido por casualidade, por sorte ou por azar. As más ideias estão acomodadas nas suas faculdades de alma e a qualquer momento podem ser dadas a público ou postas em prática governativa – como se tem verificado nos últimos quatro anos.