Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, março 09, 2014

MOSAICO

Combinação de pequenas pedras
de cores alaranjadas e azuis,
ligadas pela argamassa governamental

Formatado a 09/03/2014, por Brasilino Godinho.

Pequena pedra? Não! Grande pedregulho! Com nome de Coelho...

Notícia dos jornais de 7 de Março de 2014
Título:
«Passos Coelho vai a Berlim para discutir com Angela Merkel a saída da troika»
Texto transcrito do Diário Económico:
«Passos Coelho vai ter um almoço de trabalho com Angela Merkel, em Berlim, no dia 18 de Março. Reunião serve para discutir a estratégia de saída de Portugal do programa de ajustamento. Primeiro ministro quer avaliar os principais lideres europeus sobre a saída limpa ou o programa cautelar.»

Nosso comentário:
01. O texto está cuidadosamente redigido no sentido de fazer crer aos indígenas lusos que o grande chefe (à escala da região saloia de Lisboa) Passos Coelho, da tutelada governação caseira, irá ter em Berlim um exaustivo trabalho de almoço com a chanceler alemã.
No mesmo escrito, também se antevê que ambos farão a sossegada degustação, seguida da conveniente e gostosa digestão. Por fim, segundo os costumes, Coelho retribuirá as atenções de Merkel com reverência e a solene declaração de inequívoca aceitação/sujeição ao ditames da chanceler (é de recomendar que, então, Coelho não deve desperdiçar a oportunidade de adoçar a boca à chanceler com os famosos pastéis de Belém... (em número plural, não vá ele lembrar-se de, simplesmente, cometer a embaraçosa gafe de lhe servir o dito cujo de Belém).

Para além disso, facilmente se intui que o suposto trabalho estará mais que elaborado pois que as suas bases programáticas e de suporte já estarão plenamente ajustadas. Mais: os resultados também estarão congeminados, mesmo antes de os comensais se sentarem à mesa. Até porque, se assim não fora, mais adequado seria uma efectiva reunião no gabinete da senhora Merkel.
Na notícia, põe-se a tónica na trabalheira do almoço quando, afinal, do que se trata é de disfarçar a realidade de Passos Coelho acorrer ao regaço da senhora Merkel para dela receber, em conversa de circunstância, bem condimentada conforme os ingredientes da gastronomia local, a terminante orientação subjacente à posição definitiva (há muito tempo conhecida) da anfitriã.
Ao debilitado Coelho, assaz inofensivo e inoperante no contexto internacional, sem peso e envergadura, cumprirá executar as ordenações da grande-chefe Merkel. Precisamente, a mulher alemã que sempre foi geralmente considerada como uma espécie de tutora da coelhal figura. Aliás, Passos Coelho já demonstrou que consagra profunda veneração e respeito a Angela Merkel.

Quanto à hipótese de avaliação que Coelho faria dos chefes europeus, sugerida na notícia, importa corrigir que seria o contrário: eles é que o avaliariam. Ainda citando a "avaliação", fica-se com a impressão de ela ter sido colocada para disfarçar, o mais possível, a verdadeira natureza de subserviência da ida de Passos Coelho ao encontro da autoritária senhora Angela Merkel. Uma verdade que salta à vista em Portugal e na Europa. A qual, corresponde à configuração do par de galhetas Coelho/Merkel, excessivamente (melhor dizendo: escandalosamente) actuante na política desenvolvida pelo actual governo português.

02. Sobre a "saída limpa" e "programa cautelar" é tempo de políticos, comentadores e jornalistas, deixarem-se de falas astuciosas que tresandam e empestam o ambiente.
Qualquer que seja a designada via de saída do "programa de ajustamento", imposto pela trindade internacional, a adoptar em 2015, será sempre uma saída pestilenta. Porque, precedida de uma política imensamente suja que desgraçou milhões de pessoas e vem provocando a destruição do país.
Fim