Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, outubro 13, 2013



Título do Diário de Notícias

ENTREVISTA ESTADO DA NAÇÃO MÁRIO SOARES

Comentário de Brasilino Godinho

Esta tarde aconteceu-me algo inédito na minha vida; a qual leva a conta de oito decénios. São inúmeras as entrevistas de personalidades mais ou menos conhecidas que figuram no meu rol de leituras e de audições radiofónicas e televisivas. E sempre deparei com trechos ou respostas que me suscitavam algumas restrições ou discordâncias. Convenhamos, que é coisa normal suceder a quem, leitor exigente, exercita o sentido crítico e que pensa pela sua própria cabeça.
Ora, como dizia, nesta data, sucedeu um facto invulgar: li na edição dominical do Diário de Notícias, a extensa e bem elucidativa entrevista do Dr. Mário Soares. Ela comporta as respostas às 72 perguntas formuladas pelos dois jornalista entrevistadores. Preenche inteiramente as páginas 4, 5, 6 e 7, do referido jornal. E dá-se a circunstância de ser uma entrevista notável. Talvez por isso, que decorre da justeza e da grande oportunidade das considerações de Mário Soares, dei-me conta, no final da leitura, de que relativamente a cada uma das suas 72 respostas não teria dúvidas em as subscrever sem a mínima reserva mental.
Desde logo, porque as análises de Mário Soares sobre a gravíssima conjuntura nacional, o descalabro da política governamental e os desastrosos procedimentos dos detentores do Poder em Portugal, são lúcidas, ajustadas à realidade, muito objectivas e particularmete incisivas, expostas sem papas na língua e com a acuidade que se exige a quem se posiciona numa perspectiva do interesse nacional.
Dito de outra forma: o teor da entrevista coincide, em absoluto, com tudo aquilo que há muito tempo tenho vindo a escrever sobre a política praticada por gente deveras imatura, bastante incompetente e (ou) verosimilmente mal intencionada.
Esta minha concordância com o tom e os sentidos da entrevista de Soares é manifestada com a maior desinibição, visto que bastantes vezes escrevi crónicas mui críticas relativamente ao fundador do Partido Socialista, ex-chefe do Governo e ex-presidente da República, Mário Soares.
Desta vez, o entrevistado dr. Mário Soares, tem a minha total aceitação dos seus - agora expressos - pontos de vista; os quais, considero perfeitamente ajustados à extrema gravidade da situação político-administrativa de Portugal.
Impõe-se a enorme conveniência pública e destaca-se o superior interesse pátrio, de que o maior número de portugueses leiam a meritória peça jornalística que é, indubitavelmente, a entrevista ao Dr. Mário Soares, inserida na edição de hoje, dia 13 de Outubro de 2013, do Diário de Notícias, de Lisboa.