Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, julho 11, 2013

PRESIDENTE CAVACO:
Discurso de síntese, tipo salomónico...

Brasilino Godinho

01. O discurso do presidente Cavaco Silva, ontem pronunciado foi um discurso de síntese, tipo salomónico.
Uma peça oratória em que acolheu as ideias expressas pelas duas tendências político/financeiras mais em evidência nos últimos tempos: a que advogava a realização imediata de eleições e a que se lhe opunha terminantemente.
Conhecidos os argumentos esgrimidos por ambas partes, não vale a pena, aqui e agora, explaná-los.
Importa salientar que o presidente Cavaco Silva não optou, para já, pela abertura do processo eleitoral, mas marcou-a para Julho do próximo ano.
Pelo teor do discurso se estabelece a rejeição do acordo recentemente firmado entre Passos Coelho e Paulo Portas que previa uma nova composição do governo.
O que equivale a dizer que o governo foi desligado da máquina presidencial que o vinha mantendo em estado comatoso. Nota mais clara que sobressai é a de que no Palácio de Belém já se começou a redigir a certidão de óbito do desinfeliz ser governamental. Oxalá que seja concluída rapidamente...

02. O discurso presidencial apesar de conter algumas contradições e de não ter acentuado a tónica das terríveis consequências da má governação para o comum dos cidadãos, valeu sobretudo por, inequivocamente, marcar o descrédito da fórmula de recauchutagem governamental e a condenação da monumental trapalhada que se desenrolou na semana anterior.
Desta vez, o presidente desceu à terra e quebrou a corrente que o ligava ao governo chefiado por Passos Coelho e a que este, mui despudoradamente - na invulgar e patética encenação da discursata que, há escassos dias, fez ladeado por Paulo Portas - pretendia mantê-lo "acorrentado".
Assim, parece delineado, para este governo, o caminho para o cemitério... da sucata.
O pior governo desta terceira república. Um governo que maltrata, agride e ofende quase toda a gente: por acções e por palavras. Quando Gaspar, Coelho, Portas e seus seguidores, abrem a boca, invariavelmente, é para atingir com gravidade as pessoas e denegrir a inteligência de cada cidadão português detentor de faculdades de alma em bom estado de conservação e operacionalidade.
Pena que só agora lhe seja apontada a saída, por quem possui o poder institucional para o fazer.

03. Logo, terminado o discurso presidencial, sucederam-se os comentários transmitidos pelas televisões. Cada televisão contemplou-se no seu espectáculo. Todos, interessantes... Fui acompanhando-os, como se estivesse sentado na plateia de um espaço teatral a assistir ao desenrolar de uma comédia. Diverti-me. E bem que precisava de uns momentos de ócio retemperador de energias...
É que os personagens (governantes e comentadores de assinatura nos estúdios) que em ocasiões anteriores surgiam sorridentes, prazenteiros, exuberantes perante as câmaras, momentos após as intervenções televisivas do presidente Cavaco, desta vez estavam hirtos, sentados, ou vinham com cara de funeral, tensos, nervosos e fugidios, evitando responder às perguntas dos jornalistas. Uns e outros, bastante amuados com o presidente Cavaco Silva. Bom sinal! Apreciei! Repito: diverti-me!
Daqui endereço o meu agradecimento ao presidente da República por ter dado azo a esta interessante ocorrência, de meu aproveitamento espiritual.
Bem-haja!