Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, julho 13, 2022

 

ENVELHECER revista: comentários

Brasilino Godinho

13/07/2022

 

A crónica MINHA RECENTE LEITURA que publiquei no dia 10 de Julho p.p. suscitou o interessante comentário da Dr.ª Margarida de Andrade que, com a devida vénia, transcrevo:

 

Margarida De Andrade

Não li os escritos da Revista Envelhecer, mas folgo em saber que o estimado Doutor Brasilino leu e ficou ‘agradavelmente surpreendido’. Com referência à citação “Rejeitar um velho é desrespeitar a vida, Fechá-lo num lar, armazém de corpos, é uma violência inqualificável. Não lhe dar atenção é repugnante.” É de facto uma verdade que não devia fazer parte da sociedade dos nossos dias, mas infelizmente sabemos que isso está acontecendo mais do que devia, mas é inaceitavel...

Seria muito bom se todos tivessemos inteligência e respeito para sabermos tratar dos idosos, como bem merecem com amor, e para podermos aprender humildemente com aqueles que adquiriram experiência, conhecimento e sabedoria ao longo da vida. Os jovens podem aprender lições valiosas sobre a vida dos idosos e todos poderiam ser mais reconhecidos! Façamos votos para que haja mais empatia neste assunto, pois a vida passa muito mais ràpidamente do que se imagina! Não nos podemos iludir! Todos quantos terão o privilégio duma longa vida, um dia serão idosos! E como gostariamos de ser tratados? Diz assim o salmista: “Agora, que estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.” (Salmos 71:18) Aqui vemos o mérito que está neste desejo de ainda querer e poder ’’ensinar aos vindouros’’ apesar dos seus cabelos brancos! Maravilha!

Mais teriamos a desenvolver, mas creio que certamente a Revista Envelhecer deve estar bem recheada de boas regras e normas com a missão de ajudar os mais idosos a ultrapassar todos os seus problemas ou necessidades. Quanto àqueles que ainda não se encontrem nesta fase da vida, façamos votos para que se vão preparando já, não apenas em pensamento mas agindo para influenciar neste assunto de modo positivo, tanto quanto possivel, seja de forma familiar e/ou governamental para chegarmos a uma conclusão mais concertada e gloriosa para os nossos queridos idosos. Ah... é já chegada a hora!

Um abraço

com muito carinho para o estimado Doutor Brasilino.

Gostei tanto que acabo de comprar os números até agora publicados da Envelhecer. Excelente revista, de facto.