Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, julho 05, 2022

 

DIA MEMORÁVEL DE

BRASILINO GODINHO

05 de Julho de 2022

 

01. Data: 05 de Julho de 2017. Faz hoje 5 anos.

Na tarde desse dia, entre as14 e 17 horas, BRASILINO GODINHO defendeu tese de Doutoramento em ESTUDOS CULTURAIS, com a designação de ANTERO DE QUENTAL – UM PATRIOTISMO PROSPECIVO NO PORVIR DE PORTUGAL. O grau de DOUTOR foi-lhe concedido por unanimidade do júri.

Tratou-se de um acontecimento com larga repercussão nacional e internacional.

Em Portugal e sem ocorrência de algo semelhante no país e no mundo, um cidadão iniciara o percurso académico com a idade de 77 anos (fins de Outubro de 2008) e obtivera o acesso ao curso universitário mediante prestação de provas de habilitação classificadas com 17 valores; alcançara com 15 valores a Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas (14 de Dezembro de 2012); e adquirira o alto grau de Doutoramento em Estudos Culturais (a 05 de Julho de 2017) por decisão unânime do júri doutoral – repito.

Caso inédito, sem outros precedentes (sublinho), em qualquer latitude do Planeta Terra.

De tudo isso tiveram conhecimento, lhe intuíram profunda significação cívica, cultural e pedagógica, os numerosos profissionais dos jornais, revistas e televisões de Portugal e estrangeiro; nomeadamente, do Brasil e de Moçambique -  a que deram muito desenvolvida projecção mediática.

Também a direcção do CRUP-Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas assinalou o caso invulgar de Brasilino Godinho no seu Boletim.

 

02. Antecipo juízo censório/maldizente. Claro que aqui estou puxando pelos galões. Atitude que me permito conceder a mim mesmo, a bem da Nação e almejando proveito pedagógico no mundo universitário; sobremodo valorizando a autoridade moral, cívica, cultural e intelectual que me é inequivocamente conferida pela invulgar prerrogativa de na condição octogenária ter, durante oito anos, frequentado com boas classificações curriculares dois cursos: Licenciatura pela Universidade de Aveiro e Doutoramento pelas Universidades de Aveiro e do Minho, num relativamente curto período de oito anos (fins de 2008 e Julho de 2017).

 

03. Face ao exposto que reflecte a satisfação que permanece imutável no meu espírito, reafirmo que o Doutoramento em Estudos Culturais obtido no dia 05 de Julho de 2017, em continuidade da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, se representa como valioso, impressionante, facto circunstancial; elucidativa manifestação cultural; grande êxito do labor intelectual do doutorado; pedagógico acto cívico; muitíssimo marcantes na minha nonagenária vida. Certamente que também figurando em destaque nas páginas dos Anais das Universidades de Aveiro e do Minho.

E dessa satisfação apraz-me partilhar com os amigos e leitores que dedicam tempos de leitura às minhas crónicas e peças literárias.

O que julgo ser expressiva e gratificante celebração enaltecedora da efeméride.