Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, julho 01, 2022

 

A QUINTA LUSITANA

Brasilino Godinho

01 de Julho de 2022

 

A QUINTA LUSITANA, 2.ª Edição, é um ensaio sociopolítico, da autoria de Brasilino Godinho.

Representa-se, tal como foi escrito por distinto crítico literário do diário JN – Jornal de Notícias, por um “avassalador retrato da sociedade portuguesa”.

Trata-se de uma peça de fácil leitura, expressa em termos de linguagem acessível a todos os leitores de diferentes graus de cultura e que contempla as mais diversas facetas da vivência colectiva, e que procede: descrição de factos e atitudes de personalidades de diversificadas áreas de actividade social; comentários sobre ocorrências singulares; analisa o Estado da Nação; e, também, inclui observações pertinentes de carácter humorístico sobre vários casos que suscitaram interesse do público – bastantes vezes usando as metáforas, a ironia e o sarcasmo, sem ofensa para nenhum dos visados nessa prática que é usual no autor e que “todo o mundo” sobejamente lhe reconhece.

Talvez nunca em Portugal se tenha ido tão longe num ensaio; ou seja: nos domínios da abrangente análise crítica; nas diversificadas matérias inclusivas na obra e no irreverente e incisivo modus faciendi que, tão singularmente, se evidencia e explana em A QUINTA LUSITANA.

 

Nota informativa: O ensaio A QUINTA LUSITANA, 2.ª Edição, 560 páginas, será lançado no próximo sábado, 02 de Julho, na Livraria FNAC, de Aveiro, pelas 16h:30’, apresentado pela Doutora Teresa Adão e Dr. José Carreira.