Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, maio 31, 2022

 

ENSAIO DE BRASILINO GODINHO

 

UMA  PECULIAR  E  DISSONANTE

VISÃO SOBRE A INVULGAR OBRA

DE  MARIA  GABRIELA  LLANSOL

 

Maria Gabriela Llansol foi uma notável intelectual portuguesa que alcançou importante registo na História da Cultura Portuguesa pela originalidade da sua escrita.

Por essa particularidade despertou-me interesse. E tomei decisão de conhecer a obra. Pelo que, naturalmente, foi suscitada a ideia de elaborar estudo sobre ela; o qual, brevemente, será dado à estampa como ensaio direcionado ao conhecimento dos docentes e estudantes das Faculdades de Letras, das Universidades de Portugal. Outrossim para endereçá-lo aos amigos e leitores que em Portugal e no estrangeiro, diariamente, lêem as crónicas brasilianas.

Anoto que a escrita de Llansol para além de invulgar é de grande complexidade. Apesar desse intrínseco aspecto e dele decorrer a maior ou menor dificuldade em a compreender e melhor a interpretar, o ensaio de que sou autor, contempla com abrangência e devida objetividade a ampla matéria essência da produção de Llansol; embora circunscrita numa composição editorial de 11 páginas. O que hei conseguido devido à capacidade de síntese que me é geralmente reconhecida.

Mais informo de que - sendo ensaio de, relativamente, escasso número de páginas - o considero um dos meus melhores ensaios, se não o melhor da minha produção literária.

A análise descrita no ensaio expande-se em consonância com dois focos:

 

A indiferença entre o mundo da vida e o mundo da escrita, segundo a concepção de Maria Gabriela Llansol.

 

Mais que indiferença, a disparidade e contradição entre o mundo da vida e o mundo da escrita na obra de Maria Gabriela Llansol

A partir de amanhã, pela via da Internet, enviarei aos meus contactos a peça aqui em foco. Também, a quem a solicitar.