Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, abril 02, 2021

 

ESTOU ESTARRECIDO

E MUI PREOCUPADO!

 

Brasilino Godinho

02/Abril/2021

 

Há instantes e pelo Telejornal da RTP tomei conhecimento do resultado de um inquérito efectuado na Academia de Coimbra que teve a seguinte expressão: 74% dos estudantes da universidade coimbrã pensam abandonar os estudos. Este é um dado extremamente preocupante.

 

Em situação normal de actividades académicas há sempre registos de casos de estudantes que caem em depressão e que dificilmente se adaptam às exigentes rotinas do ensino superior. O que justifica a existência de serviços específicos de acompanhamento psicológico dos alunos.

 

Neste tempo de pandemia Covid-19 mais complicada se tornou a vida para bastantes estudantes mais fragilizados, com deficiente força de ânimo.

 

Reitero que com a notícia a que aludo no início deste texto, fiquei muito preocupado e dei, de imediato, comigo a pensar que o meu caso/exemplo de vida e de percurso universitário – ele, reportado a noventa anos (contados em Outubro próximo) de vivência recheada de escolhos, constitui Património Imaterial da Nação Portuguesa – teria, no contexto do tema aqui vertente, plena e objectiva evocação e funcionalidade; toda ela de expressivo factor estimulante de apoio e incentivo aos jovens que pretendem abandonar os estudos.

 

Façam as entidades superiores do Ensino Universitário deste País o favor aos alunos da Universidade de Coimbra e de outras universidades que enfrentem circunstâncias semelhantes, de esquecerem a pessoa Brasilino Godinho e, decididamente, lhes facultem conhecimento do curriculum de vida e de percurso universitário (Licenciatura e Doutoramento, com boas classificações, de Brasilino Godinho. Tal percurso académico teve a duração de 8 anos e foi iniciado aos 77anos (30 de Outubro de 2008) e concluído com rotundo êxito aos 85 anos (05 de Julho 2017).

 

Tenho alguns reconfortantes testemunhos confirmativos da feliz influência do exemplo de Brasilino Godinho tida junto de alunos da Universidade de Aveiro e da Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo, Moçambique; os quais me chegaram através de entidades das duas universidades e dos próprios beneficiários.

 

A Bem da Nação e de um futuro de alto merecimento de Portugal importa propiciar e estimular tais benefícios.

 

Legenda da imagem:

- Foto tirada no fim do acto doutoral, em 05/07/2017.