Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, janeiro 20, 2021

 

UM TEXTO SEM TABUS…

Brasilino Godinho

20/Janeiro/2021

 

NA ESTAÇÃO DE LISBOA A VER PASSAR

O COMBOIO DA PANDEMIA COVID-19

 

A situação sanitária de Portugal é catastrófica. É o país europeu que regista o maior número de contágios da Covid-19 e de mortes, em percentagens de âmbito populacional.

Quem tem consciência do estado da nação portuguesa em todos os domínios: político, social, cultural, educativo, ensino e até religioso, não está surpreendido, nem estranha que seja este o calamitoso quadro vigente.

A culpa de ser esta a dramática situação radica numa grande parcela da população portuguesa que por deficiência cultural e carência de formação cívica não acata as regras de segurança pessoal e de confinamento tendentes a preservar as vidas de todos os cidadãos. Cada qual não se zela a si próprio, não se protege, nem respeita a vida do próximo. Se todos tivessem os devidos cuidados e fossem respeitadores das orientações das autoridades sanitárias, a pandemia já estaria em vias de extinção.

Sendo esta a grande falha no combate à pandemia Covid-19 as intervenções governamentais também têm sido desastrosas desde o mês de Dezembro de 2019.

Sistematicamente o governo não age, nem previne. Limita-se a reagir e como se costuma dizer “vai correndo atrás do prejuízo.”

Entretanto toma decisões arriscadas como foram as facilidades proporcionadas na quadra de Natal e Ano Novo. Eram previsíveis as consequências. O agravamento da situação da última semana demonstra inequivocamente que elas se concretizaram em altíssimo grau.

Com tais procedimentos das pessoas e dos governantes a calamidade aumentará de forma exponencial.

No horizonte, despontam as ameaças decorrentes das festas do Carnaval e da Páscoa, por se antever que o governo vai continuando na estação de Lisboa a ver passar o comboio da pandemia em marcha acelerada, sem tomar medidas eficazes para o deter.

Enfim, é terrível este sinistro quadro português.