Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, janeiro 28, 2021

 

NESTE DIA
Há 1 ano
CAMPUS UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Pare! Veja! Admire! Extasie-se! Festeje!

 
Julgo que tem faltado a ideia de chamar a atenção dos portugueses e da comunidade internacional para a grandiosidade e beleza do Campus da Universidade de Aveiro.
Há instantes, repentinamente, quando escrevia sobre o normativo que regula a funcionalidade do Grupo AUA – AMIGOS, UNIVERSIDADE, AVEIRO, aflorou ao meu espírito essa lacuna; a qual, agora, aqui me motiva a dar meu modesto contributo para que seja preenchida rapidamente e em força, como é justo e apropriado à exaltação de um património paisagístico e arquitectónico sem paralelo em Portugal e no Mundo. Pois que o Campus da Universidade de Aveiro é de uma ímpar majestade: estética, artística, panorâmica e funcional.
Por isso, importa expandir a divulgação urbi et orbi desse valioso património multifacetado, a que também se deve associar referência ao alto nível do Ensino que é ministrado pelos diversos departamentos da universidade aveirense.
Outrossim, manifestar apreço e gratidão da sociedade portuguesa pela alta valia de que se reveste a excelente solução urbanística configurada em obra do campus universitário, concebida pelo Arquitecto Nuno Portas e sua equipa.
Também reconhecimento e louvor ao ex-Reitor, Professor Doutor Renato Araújo pela grande visão do acolhimento concedido ao projecto do Arquitecto Nuno Portas. Claro que sem esquecer na área da Arquitectura as intervenções de vários Arquitectos em que avultam nomes de prestigiadas e premiadas figuras como Siza Vieira, Souto Moura e Alcino Soutinho.
Claro que num plano mais modesto, não posso, nem devo esquecer o que têm sido as minhas actuações face à Universidade de Aveiro, a saber:
- na imprensa bati-me, com ardor e sem desfalecimento, pela criação da universidade aveirense;
- tive intervenção projectista – elaboração do projecto de construção das infra-estruturas da “zona a sul da praceta” a partir do antigo CIFOP, como gerente do gabinete “TAPIA GODINHO – ESTUDOS E PROJECTOS DE ENGENHARIA, L.º;
- estudante sénior de avançada idade, caloiro universitário aos 77 anos de idade (20 de Outubro de 2008);
- concluindo o curso de Licenciatura em Dezembro de 2012 e aprovação do curso de Doutoramento em Estudos Culturais no dia 05 de Julho de 2017; este ministrado pelas Universidades de Aveiro e do Minho.
Enfim, agrada-me ver na qualidade de antigo aluno universitário e nas condições de licenciado e doutorado, profundamente afeiçoado à Universidade de Aveiro, ser assim a modos de pioneiro no arranque da abrangente divulgação do esplendor do Campus da Universidade de Aveiro que espero seja prosseguida por quem de direito.
Note-se: tomada iniciativa sem ninguém me ter “encomendado o sermão…”