Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, janeiro 23, 2021

 

NESTE DIA

há 2 anos

Brasilino Godinho

23/Janeiro/2019

 

PORTUGAL É O PAÍS ONDE SE DESCOBRIU UMA LEI

APARENTADA COM A LEI DA ATRACÇÃO UNIVERSAL…

 

01. Pois creio que Portugal é o país onde se terá descoberto uma versão vanguardista e bastante invertida da Lei de Atracção Universal, de Isaac Newton. Por infelicidade, generalizada a largos sectores da sociedade portuguesa e ter persistente aplicação no pior sentido atribuível ao inquietante abastardamento da nação portuguesa.

Não há outra explicação para o fenómeno corrente e que leva décadas de existência, sempre manifesto em progressão geométrica.

E não deixa de ser impressionante como isso ocorre e tem plena demonstração e eficácia. Embora face ao pasmo e escândalo de abrangência nacional.

O que se verifica nas atracções e fascínios que os vis metais (leia-se euros e dólares) suscitam nas mentes indefesas (…) de notáveis administradores da coisa pública ou de grandes empresas e instituições. Daí que, enquanto o Diabo esfrega um olho e como quem não quer a coisa, as notáveis criaturas se vejam apossadas de grandes fortunas, que lhes foram encaminhadas em pacotes de vencimentos, gratificações, dividendos, prémios de consolação, mordomias e o mais que férteis imaginações podem congeminar nos silêncios dos gabinetes de quem delas é guarnecido, adornado, felicitado e devidamente condecorado…

E essas transposições que se fazem como se o bolo monetário fosse matéria volátil, ocorrem muitas vezes a partir dos cofres de pouco nutridas instituições do Estado, das gavetas da mesa do ORÇAMENTO, das caixas fortes das grandes empresas (muitas delas em situação de penúria, de falência ou de pré-falência). É fantástica a facilidade, a impetuosidade e o volume das enormes quantias, contadas por milhares de milhões de euros, que se transmudam para as carteiras e bolsos dos respectivos administradores.

Por isso, compreenderá o leitor que tivéssemos iniciado esta crónica fazendo referência a uma lei de atracção recíproca entre matéria atraente e receptador atraído - o que, afinal, só está ao alcance de competentes artistas detentores dos segredos da refinada arte de prestidigitação financeira e que – sem surpresa – sendo profissionais de grande gabarito não andam por aí a exibir as suas diabólicas habilidades...

 

02. Por outro lado, e por tudo que é sítio oficial, comercial e industrial, também se afirma a pés juntos que não há dinheiro para satisfazer as necessidades mais básicas e suportar o regular funcionamento das estruturas estatais e sociais. No entanto, como que por magia, ele aparece para satisfazer clientelismos, superficialidades, gratificações, mordomias, esbanjamentos de diversas naturezas e modalidades.

E como não se vislumbra que seja viável uma descoberta de lei contrária que impeça: o funcionamento da lei de adulterada atracção universal no vasto campo da exploração do manancial político; no usufruto do vicioso círculo financeiro; no aberrante revigoramento do vasto e poderoso campo da corrupção - umas coisas e outras de total negação de princípios e valores morais, éticos, deontológicos - o que, afinal, tem larga e abrangente perspectiva de contínuo prosseguimento sem obstáculos; é de temer pelo futuro de Portugal, como Nação digna e onde seja agradável viver.