Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, dezembro 08, 2020

 

UM TEXTO SEM TABUS…

Brasilino Godinho

08/Dezembro/2020

 

BRASILINO GODINHO (1947-2008)

SEM DESISTIR DURANTE 61 ANOS

 

Estou de quarentena voluntária, recolhido no meu lar. Para assegurar algum resguardo de saúde e evitar contágio do maldito vírus. 

Hoje, feriado, de manhã, pela hora do almoço, recebi uma informação que me entristeceu.

 

Ela, provocou ensejo de me concentrar em mim próprio, evocando os traços dominantes da minha vida de octogenário. O que, afinal, se traduziu num lenitivo gratificante que me alentou o ânimo, momentaneamente abalado. Há sempre que manter latente o espírito de bem enfrentar as situações desagradáveis. E dar-lhe livre e determinante curso de plena e eficaz operacionalidade.

 

E é que:

Apercebi-me que, tendo muito escrito sobre a biografia da cidadão que sou e muito referenciado a circunstância de, em Junho de 1947, ter assumido o voluntário compromisso de tudo providenciar - ao longo dos anos de vivência futura - no sentido de um dia ser estudante universitário, há um aspecto que não tenho destacado: o de terem perpassado sessenta e um anos entre a data da pessoal promessa e a data da concretização da frequência da Universidade, a 20 de Outubro de 2008.

 

Ou seja: durante 61 anos nunca desisti do propósito. Jamais se manifestou no meu imo a mínima propensão para renunciar ao desígnio que me impusera em Junho de 1947, junto à Charolinha, situada cerca do Convento de Cristo, em Tomar.

 

Apesar de muitas contrariedades, obstáculos que se interpuseram, de escolhos que houve necessidade de vencer e de prioridades a respeitar de âmbito familiar, mantive persistentemente a determinação de, paulatinamente, me cultivar de forma autodidacta e ir preparando e moldando o meu incerto rumo à Universidade.

 

Felicito-me por ter sido coerentemente respeitador de mim próprio, recorrendo exclusivamente às minhas faculdades de alma; as quais, jamais me traíram ou comprometeram as etapas da multifacetada existência e as tarefas que hei desenvolvido com perseverança, seriedade e proveito próprio. Também exercendo com exemplaridade em sede de serviço público e em benéficos termos de incentivo para jovens e adultos que prosseguem, com dificuldades várias, seus objectivos de vida.