Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, dezembro 06, 2020

 

NESTE DIA

Há 1 ano

Brasilino Godinho

6 de Dezembro de 2019 

 

PORTUGAL JÁ ESTÁ REGIONALIZADO COMO DEVE SER

 

Tem 3 regiões: Continental, Madeira e Açores.

A região continental tem a dimensão de uma média região europeia.

Não consta que uma região média ou uma grande região europeia venham a ser divididas em regiõezinhas, como querem fazer os políticos medíocres e ávidos de tachos que temos em Portugal.

Regionalizar para aproximar o povo ao poder regional?

Que grande disparate!

Se esse argumento fosse consistente então teríamos que admitir que muitíssimo mal funcionam as médias e grandes regiões europeias, pois que os governos regionais, nalgumas áreas, estarem relativamente muito afastados dos cidadãos, dadas as dimensões territoriais das respectivas regiões.

Por outro lado, em Portugal temos quatro poderes políticos/administrativos: poder central, poder regional (Açores e Madeira) poder municipal, poder da freguesia – cada um com a sua específica orgânica.

Na continental (portuguesa) média região periférica europeia, efectiva é a proximidade dos cidadãos à câmara municipal e às juntas de freguesia.

Com a famigerada regionalização que maior proximidade entre o poder e o cidadão comum seria viável? Nenhuma!

O poder regional seria localizado à semelhança do afastado poder central, embora a mais curta distância; mas longe de estar tão próximo como o poder local configurado na câmara municipal e na junta de freguesia. Nestes dois é que se concretiza a apregoada vantagem da proximidade aos cidadãos.

Tudo que os políticos e seus acólitos apregoem em contrário são tretas para iludirem os portugueses.

O que lhes interessa é o alargamento do leque dos numerosos tachos existentes e mais facilidades em deles se apropriarem ou se transmudarem de uns para os outros.

Em contraposição e no interesse geral, desenvolva-se e aperfeiçoe-se o municipalismo – sistema político com profundas e antigas raízes em Portugal.

O povo português necessita de tomar conhecimento dos dados que determinam a recusa da regionalização que querem impor à nação.

Por aqui e no que estiver ao nosso alcance, daremos contributo nesse sentido informativo.