Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, dezembro 08, 2020

 

UM TEXTO SEM TABUS…

Brasilino Godinho

08/Dezembro/2020

 

EM DIA FERIADO, CELEBRANDO OS SEIS ANOS

DE EXISTÊNCIA DA OBRA A QUINTA LUSITANA

 

01. O meu livro A QUINTA LUSITANA, no início deste mês de Dezembro de 2020, perfaz seis anos sobre a data do seu lançamento em Aveiro e em Lisboa.

Assinalo, com aprazimento, que tem sido admitido por várias pessoas de reconhecida competência cultural, nomeadamente por distinta personalidade e por um conceituado dignitário do Estado português (os quais não cito pelas suas identidades por que ambos falecidos) como sendo obra que insere as “novas FARPAS” do nosso tempo. A crítica literária do JN definiu-a como: “Um retrato avassalador do Portugal contemporâneo” e “Um manifesto anticonformista”. Acima de tudo – e conforme a opinião expressa por uma alta individualidade – ela é, per se, um serviço público de larga abrangência.

Revejo-me nestas apreciações e noutras semelhantes que me têm sido manifestadas.

 

02. As precedentes anotações compaginadas com a efeméride livresca citada em título deste escrito, são oportuno pretexto para aludir à actual conjuntura da sociedade portuguesa que, forçosamente, nos deve inquietar sobremaneira.

Todos estaremos de acordo quanto à gravidade da situação do País que afecta todos os sectores de actividade e os vários estratos sociais. E agora, mais do que nunca, tudo muitíssimo mais complicado em consequência da pandemia da COVID-19.

Daqui, a necessidade dos cidadãos conhecerem a crua realidade que nos toca profundamente e os meios de a ultrapassar. Também, em conformidade, o nosso empenho de incentivar nos portugueses os sentidos da crítica, do rigor, da exigência e da responsabilidade. Sentidos e valores conexos, imprescindíveis, cultivados na esfera individual e com aplicação intransigente e vigorosa relativamente à classe política e aos governantes que nos conduziram a este descalabro; e que persistem na senda da perdição e avantajada desgraça do colectivo dos cidadãos.

 

03. O meu livro A QUINTA LUSITANA é um contributo (não despiciendo) para as lusas gentes partirem ao encontro das adequadas vias de redenção; entre as quais sobressaem: a EDUCAÇÃO, o ENSINO, a INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA, a JUSTIÇA, a MORAL, a ÉTICA e a POLÍTICA (esta recuperada como ciência e elemento fundamental de progresso e harmonização dos superiores interesses da comunidade nacional).