Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, agosto 02, 2020


470. Apontamento
Brasilino Godinho
02/Agosto/2020

BRASILINO GODINHO, OUSADO,
DEBRUÇA-SE SOBRE SI PRÓPRIO

Hoje, domingo primeiro do mês de Agosto, do ano 2020, iniciei o dia com uma predisposição: debruçar-me sobre mim próprio.
Evocar todo o meu octogenário trajecto de vida. Fazer perpassar na minha consciência sucessivos lampejos de pessoas, de factos, de vivências múltiplas de felicidade pessoal, de encontros cativantes, de lembranças e acontecimentos marcantes que jamais serão esquecidos.

Inevitavelmente que coisas desagradáveis também aflorarão ao espírito; mas logo remetidas para o reservado escaninho cerebral; o qual, se pretende remetido à sua intrínseca essência de desconformidade sensorial e estado de sujeito à inequívoca rejeição de interferência psíquica na vida de Brasilino Godinho.  

Como se estivesse vendo um filme do género daquele de quatro horas de exibição: “E TUDO O VENTO LEVOU”; até este momento, já visionei passagens rápidas, mas muito expressivas de minha vida plena nas fases de infância, adolescência e juventude, decorrida na cidade Templária, Tomar.

Com encanto visionei os tempos das frequências da Escola Primária, da Escola Industrial e Comercial Jácome Ratton; as brincadeiras infantis; os jogos de berlinde para os quais tinha jeito; os desafios de futebol de que era um desastrado praticante; as actividades escutistas; os desaguisados com os professores Luísa (autêntica e fascinante rainha de beleza) e Nicolau da Mata, que me leccionaram no primeiro ano de Português do curso industrial da Escola Jácome Ratton.

A propósito da referência à bela professora Luísa anoto que, naquela altura, estava longe de supor que toda a minha vida sentimental, repartida pelos derradeiros setenta e tais anos, ficaria assinalada pela atracção tida por mais três Luísas de fina qualidade...

Dir-se-á ser uma congénita vocação de meu muito agrado … Ou será caso para admitir que sempre haja, neste país, uma Luísa desconhecida que espera por mim?…
Ademais, até parece que presunção e água benta estou tomando em demasia… O que se deve levar à desmedida conta de devaneios de um jovem de 89 anos de idade…

Retomando o fio à meada:
Para terminar este 470. Apontamento; dado que se esgotou o sucinto relato de parte do percurso da minha vida que hei visionado introvertidamente e sentindo impressivamente, desde de manhã, até este quase fim de tarde.