Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, julho 22, 2020


458. Apontamento
Brasilino Godinho
22/Julho/2020

MINISTRA DA COESÃO DEFENDE
AEROPORTO DE BEJA
COM LIGAÇÃO FERROVIÁRIA A LISBOA


Pela primeira vez uma ministerial criatura veio a público defender a solução de aeroporto alternativa ao de Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa.

O aeroporto de Beja sempre me pareceu ser a solução óbvia e a mais económica, segura e funcional, quando confrontada com as sucessivas hipóteses que foram sendo colocadas ao longo de um tempo contado desde meados do século passado.

Outrossim, me foi parecendo que nesta questão aeroportuária têm prevalecido critérios postos perante a opinião pública ao arrepio dos interesses nacionais.

Sabendo-se a extensão e o poder que os mentores e praticantes da corrupção dispõem em Portugal e que até é coisa que não passa despercebida no estrangeiro, facilmente se intui que há neste país gente altamente influente que quer um novo aeroporto em Lisboa para da sua construção obter avultados proventos financeiros.

Tome-se consciência que a base aeronáutica de Beja é uma infra-estrutura desaproveitada e que com relativamente pouco dispêndio de capital poderia ser adaptada a aeroporto e só implicando ligação ferroviária a Lisboa de custo não muito elevado. Admitindo-se mesmo uma auto-estrada ente o aeroporto e Lisboa.

Todavia, não há garantia de que no campo governamental e desta vez haja o bom senso e a suprema preocupação de melhor servir o País e muito economizar numa altura em que o Estado está endividado, à beira da bancarrota e se humilha na União Europeia, à qual acorre de mão estendida como pedinte compulsivo e inveterado.

Mais importa considerar que a pandemia Covid-19 arrastou o declínio das carreiras aéreas e a eventual recuperação do sector dar-se-á muito lentamente, espaçada por largos anos; pelo que seria prudente adiar a construção da nova infra-estrutura aeronáutica e, para já, pouparem-se milhões de euros.