Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, junho 06, 2020


436. Apontamento
Brasilino Godinho
06/Junho/2020

O NÓ GÓRDIO DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL
É UM GRANDE E MUI COMPLEXO PROBLEMA

01. Portugal está bloqueado, explorado 

E submetido a grupos de influência detentores de poderosos interesses e proventos, que fazem incidir as suas obscuras intenções e deletérias actividades em todos os sectores da sociedade.
Tal situação conduziu a tão deplorável calamidade pública que se pode sintetizar nos seguintes termos: 

A nação portuguesa está gravemente doente. E há medida do compasso do tempo cada vez mais se agravam as enfermidades de que vem padecendo há séculos. E o coronavírus se muito se vem radicando na população e está dando acentuado contributo para mais agravar os efeitos das várias patologias que tão devastadoras têm sido em Portugal; teve a particularidade de mais evidenciar o estado de decadência a que se chegou neste país.

02. Vejamos.

O Estado encontra-se falido. As dívidas: externa e interna atingiram um patamar catastrófico e todos os anos aumentam exponencialmente. 

A desgovernação é irregular, controversa e as medidas implementadas a esmo, sem coerente rumo definido, são por vezes contraditórias e mesmo as mais credíveis acabam, frequentemente, por se anularem entre si ou por falha na aplicação - como, nos últimos meses, vem acontecendo com as (des)orientações emanadas da Direcção Geral de Saúde, apontadas ao combate à terrível Covid-19.

Aumenta a uma preocupante cadência a pobreza e já pessoas estão penosamente sobrevivendo por passarem fome. Também muitos velhos morrendo não só pelo vírus ou por fome, mas por não disporem de dinheiro para pagar medicamentos e tratos de saúde de que muito carecem. Os pobres vão ficando mais paupérrimos, enquanto os ricos muitíssimo enriquecem. 

Os administradores de empresas e de bancos falidos ou com maus resultados de gestão danosa ou incompetente recebem chorudos prémios… por má produtividade. Os administradores de empresas estatais recebem avultadas remunerações e regalias sem qualquer correspondência com as que são atribuídas, em termos razoáveis, por similares europeias aos seus dirigentes administrativos.
A parte substancial da banca e a indústria foram trespassadas a grandes companhias estrangeiras e os seus rendimentos são transferidos para os países de origem das mesmas.

A Justiça atingiu tal grau de descrédito que até os Mexias do nosso mais avantajado capitalismo, se constituídos arguidos em processos judiciais, não só recusam responder aos juízes como se permitem “exigir” a substituição dos magistrados que os hão julgar.

Por outro lado, prevalece o uso e abuso das prescrições dos processos criminais. Ou então o Estado declara-se incapaz de cobrar dívidas e multas avultadas aos Salgados praticantes dos insonsos desvios monetários do falido BES. Em contraposição, qualquer contribuinte faltoso de pagamento de poucos euros é de imediato penhorado nos seus parcos haveres.

Daí, darmos referência da existência em Portugal de uma sociedade dividida em classes: superior, média e inferior. A superior, altamente privilegiada; à qual, tudo é permitido no que concerne a abusos, a corrupção, a explorações, a ilegalidades, transgressões fiscais, desfalques de grandes verbas, crimes de colarinho branco e outros mais delitos e falcatruas que se enquadrem no imaginário do vulgar cidadão.

A moralidade, a ética e a deontologia na vida política e na administração pública são geralmente ignoradas ou mais acintosamente transgredidas.
E como é profunda a falta de educação e não há moral, nem ética, ou formação cívica e ocorre o hábito de completo abandono do espírito de servir o Bem-Comum; impera a corrupção com tal intensidade que, no estrangeiro, já se concluiu que Portugal é um dos países que ocupa o topo da hierarquia dos mais corruptos da Europa e do Mundo.

Pelo andar da carruagem da corrupção que vai por aí circulando de vento em popa, é de crer que seguirá ininterruptamente, sem se lhe antever quando terá paragem num desconhecido apeadeiro em Portugal. Dado que tem passageiros espertalhaços e desavergonhados, regaladamente nela instalados gozando o estatuto de impunidade.

Tudo o que antecede descrito constitui uma aberrante e indecente prática num país em que grande parte da população vegeta num estado de pobreza inadmissível no século XXI e na Europa; e que, ainda há dias, o Professor Doutor Sobrinho Simões dizia que era necessário erradicar como prioridade do País.

Mais de assinalar que tão humilhante situação de Portugal se traduz numa regressão em crescendo apontada ao estádio de país do terceiro mundo. Que sendo o patinho feio prestes a sucumbir mergulhado no pântano putrefacto da deseducação generalizada, da imoralidade emblemática, da injustiça institucionalizada, da corrupção por de mais acolhida e incentivada, do despesismo caótico, da incompetência premiada e do desgoverno sufragado por gentios acéfalos, tende a ser escorraçado da União Europeia.

03. O nó górdio da Educação

A suprema causa da desgraça global que atinge Portugal incide na problemática concernente à Educação, configurada no seu intrínseco nó górdio.
É através dela que se procederá à renovação da nação portuguesa. Envolvendo uma imensa tarefa que envolverá gerações. Sem ela se consolidar na sociedade, nada feito de útil, de concreto desenvolvimento harmonioso da grei. Não há expedientes ou soluções alternativas. Tudo começa por ela que se constitui motor impulsionador do muito que de grandioso se possa almejar de bem-estar social e de progresso. Claro que Educação e Ensino aceites como irmãs siamesas envolvidas no objectivo comum de regenerar Portugal.

Um passo decisivo e imprescindível para fixar a Educação no desempenho do papel que lhe caberia por direito próprio e pela sua essência funcional nesse ingente desígnio de uma nação digna, respeitada, favorecida pela sua identidade ancestral de grande protagonista do amplo relacionamento entre povos e culturas e pelo incremento do comércio internacional e das carreiras marítimas entre estados dos cinco continentes; seria recorrer à PEDAGOGIA que sendo teoria sobre o exercício da EDUCAÇÃO, faculta a definição dos meios capazes de realizar ou prosseguir os fins da ciência educativa.

PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO que deveria ser de instrutiva aplicação intensiva nas escolas e universidades, nestas constando de disciplina curricular. Também ela tendo como foco dinamizador a Universidade seria conveniente que houvessem programas televisivos e radiofónicos de carácter pedagógico e publicações de textos temáticos nos jornais de maior circulação.

Concluo com duas observações:
- Sem EDUCAÇÃO Portugal prosseguirá um rumo de autodestruição.
- Não creio que a matéria e sugestões aqui expostas sejam entendidas como de aplicação URGENTE e não antevejo quem haja, neste país, que tenha a coragem, o bom senso e o são propósito de meter mãos à obra.