Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, maio 19, 2020


425. Apontamento
Brasilino Godinho
19/Maio/2020

GRANDE DRAMA NACIONAL

Tem causa no seguinte quadro factual: facultam-se a jovens e a adultos instrução básica, cursos secundário e universitário, formatados com conhecimentos restritos a acesso profissional e diploma correspondente; descuidam-se as formações: moral, educacional, cultural e cívica.
Resultado: estão sendo criadas legiões de analfabetos funcionais e culturais e de indivíduos imprestáveis a uma sociedade harmoniosa, solidária e livre – o que é muito preocupante, com consequências terríveis, de que se vão conhecendo os desastrosos malefícios na nossa sociedade.
Nunca em Portugal houve tantos ignorantes encartados como na hora que passa. Com uma característica: geralmente, todos afinam pelo mesmo diapasão – são extremamente egoístas, malcriados, atrevidos, dando-se ares de auto-suficientes. Sabem tudo, não sabendo de nada.
Simplesmente instruir, e dar aprendizagem profissional, não é educar. Importa formar homens. Que sejam cidadãos dignos, educados e aptos a raciocinar e a compreender ou bem interpretar aquilo que lêem, ouvem e, eventualmente, estudam.
É muitíssimo confrangedor - por exemplo – deparar a nível universitário com estudantes que mal falam e pior escrevem a língua nacional, cometendo erros ortográficos e semânticos que no ensino primário, ministrado no século XX, eram inadmissíveis; e que não compreendem nem bem interpretam o que lêem em livros, jornais e revistas. Com o gravame de que, praticamente, nunca pegam num dicionário de Português para o consultar. Mais: ignoram a História de Portugal de antanho e de datas recentes.
A propósito: há tempos perguntei a um estudante da Universidade de Lisboa se era do seu conhecimento a figura do Vasco da Gama. Respondeu-me: “Assim, de repente… Deixe-me pensar”. Pensou e ao fim de uns dois minutos respondeu-me: “Estou na dúvida: se foi um cantor de fado da noite de Lisboa; se um famoso jogador de futebol, talvez do Benfica de há poucos anos”. Comentários? Para quê?
Urge aplicar, no domínio do Ensino, a máxima latina: mens sana in corpore sano.
E restabelecer a Filosofia, reforçar e valorizar o Português e não descurar o ensino de Matemática, nos currículos dos cursos secundários e universitários; pois que são matérias imprescindíveis no desenvolvimento dos processos mentais de bem estruturar o pensamento, de exercer capazmente o discernimento e de proporcionar melhor desempenho das faculdades de alma dos jovens estudantes.
A grande REFORMA DO ENSINO que falta fazer EM PORTUGAL é a de ela se concentrar na FORMAÇÃO INTEGRAL E CULTURAL DO HOMEM!

Nota complementar: o aspecto positivo do coronavírus cinge-se ao facto de ter dado azo à plena demonstração inequívoca de que a sociedade muito deve de reconhecimento a cidadãos que - acima dos mesquinhos interesses pessoais e dos seus vários estratos sociais e mesmo alguns detentores de humildes qualificações profissionais - estão permanentemente disponíveis para servirem o semelhante com afinco e pondo as suas vidas em risco. HOMENS, MULHERES, ELES SÃO! Civilizados! Dignos! Cultores de educação, de ética, de fraternidade e de civismo!