Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, maio 18, 2020

NESTE DIA
Há 1 ano
·
233. Apontamento
Brasilino Godinho
18 de Maio de 2019

O PECADO ORIGINAL
DAS CHAMADAS CAMPANHAS 
ELEITORAIS EM PORTUGAL

Há dias, segundo o que foi anunciado pelos órgãos da comunicação social e sem pasmo do público, teria começado a oficial campanha eleitoral para as eleições europeias do próximo dia 26 de Maio.
Digo sem pasmo do público porquanto os cidadãos estão acostumados e cansados de todos os dias serem massacrados pelas campanhas desenvolvidas pelos partidos com representação parlamentar.
Aos grémios partidários não lhes basta as actividades que os ocupam no Palácio de S. Bento onde funciona a Assembleia da República. Todos os dias as figuras mais predominantes de cada um dos partidos com assentos na Assembleia, aparecem nas televisões, retratados nos jornais e palrando nas rádios; dir-se-á que entretidos a se elogiarem a eles próprios e aos clãs a que pertencem e a atacarem, com afinco e obstinação, os adversários.
Isto é: fazendo a toda a hora propaganda eleitoral de baixo nível político e, geralmente, de nulo sentido ético. Num tão depreciativo modus faciendi de caricaturar e desvirtuar a nobre arte/ciência da POLÍTICA, poucos são os indivíduos que se salvam e se creditam como cidadãos verdadeiramente compenetrados da natureza, obrigações e deveres que, nela, lhe são concernentes e imperativos de cumprimento responsável.
Ora sendo a propaganda eleitoral permanente e quotidianamente praticada, não tem cabimento a presunção de que, próximo da data das eleições, haja um período designado de campanha eleitoral; ainda-por-cima dita de oficial, com requinte de insensatez. Pela razão de que não há nexo factual concretizado e como tal percepcionado pelos cidadãos. E inequivocamente determinante. Trata-se de uma impostura. Uma hipocrisia deplorável. Embora condizente com todo um estado de faz-de-conta vigente em Portugal.
Daí se considerar que as referidas oficiais campanhas eleitorais, precedendo as campanhas diárias ao longo dos anos de cada legislatura, possuem como atributo emblemático o pecado original de serem simplesmente prolongamentos que só acrescentam as arruadas.
Claro que sendo pecado original e que se vai mantendo ao longo dos anos, cansa, satura, e incomoda, sobremaneira, o cidadão que preza os valores da seriedade, da cidadania, da ética, da moral e da POLÍTICA. Atingiu-se o ponto de rotura com o execrável sistema. Não há pachorra para o suportar. O crescendo das abstenções aos actos eleitorais reflecte este estado de coisas extremamente desagradável e inquietante.
Decerto, que relativamente aos pecados originais, ciclicamente repetidos, nem se esperam indulgências pastorais de qualquer eminência religiosa para lhe facultar absolvições…
Presumivelmente, haverá, sim, eminências pardas, algures acantonadas em Lisboa, que decidirão mantê-los a todo o transe…
A prejuízo da Nação!
E em desonra e a descrédito da “democracia” de fingimento, vigente; a qual, tende a ser cada vez mais falseada e desvirtuosa.