Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, maio 17, 2020


423. Apontamento
Brasilino Godinho
17/Maio/2020

TAL E QUAL COMO NOS PAÍSES 
DO TERCEIRO MUNDO

Urge termos consciência do escabroso ponto de depravação dos costumes, de abusos prepotentes, de incríveis expedientes de aproveitamentos pessoais, de ostensivos actos de violação de elementares deveres éticos, de incumprimento dos deveres de cidadania responsável e de total falha de acatamento dos princípios da Igualdade e Fraternidade, consagrados na Declaração Universal dos Direitos do Homem; a que se chegou em Portugal.

Repare.se nesta ignomínia:
Premiados por deficiente gestão financeira.

O Novo Banco falido que está, todos os anos a ser financiado pelo Estado e que esta semana recebeu mais 850 milhões de euros remetidos pelo governo, a satisfazer pedido formulado pela respectiva administração, em pleno período de calamidade pública, agora disponibiliza uma verba de milhões de euros para distribuir como prémios de gestão pelos administradores. Por sinal, rica gestão… – cifra-se num prejuízo de milhões de euros.
Também consta que na TAP, igualmente em situação de falência, os seus administradores se preparam para abichar vultosas maquias de euros a título de prémios pelo riquíssimo(…) resultado de prejuízos que a conduziram ao seu colapso funcional.
Isto sucede num país, Portugal, em estado de ruína financeira e com milhares de pessoas passando fome, sem emprego, com inúmeras carências e enormes dificuldades para prosseguirem dolorosas vidas de periclitante sobrevivência.
Mais se repare que tudo isto e muito mais que se poderia mencionar, em contraposição com aquilo que se passa noutros domínios da sociedade. Por exemplo:
Foi noticiado que o governo nega pagamentos de horas extraordinárias aos médicos e enfermeiros que diariamente se esforçam, até ao limite das suas forças, nos estabelecimentos hospitalares, para tratarem os doentes com afinco e cuidados redobrados. E nalguns casos, já registados, até com sacrifício de vida.
Decididamente, esta Partidocracia, de tão iletrada que nem se pode dizer que nada aprendeu com a História, por que dela tem alheamento, está prosseguindo um rumo que conduzirá o País para o surgimento de uma ditadura-tipo salazarista, precedida da exclusão de Portugal do seio da União Europeia; por acaso, ela ameaçada de implodir. O Brexit foi o primeiro passo nesse sentido.
Relembro que o descalabro da monarquia constitucional facilitou a proclamação da república. A anarquia da primeira República deu azo à implantação da ditadura militar que precedeu a ditadura de Oliveira Salazar. À medida que passa o tempo vou-me convencendo que a Partidocracia vigente, que conserva tiques do regime do Estado Novo, vai ser substituída por uma ditadura mais violenta do que é a actual ditadura partidocrática. Nela e como antevisão que lhe corresponde, lhe insiro memória dos expedientes autocráticos do aprendiz de feiticeiro ditatorial que foi a criatura coelhal dos passos desordenados e fatídicos em sede da detestável e terrível austeridade.
Se calhar e infelizmente não haverá algures nenhum Deus, dos vários adorados em múltiplas religiões, que salve este país dos infortúnios que se vislumbram no sombrio horizonte que os portugueses mais atentos descortinam à frente deste desditoso e ensombrado jardim à beira-mar plantado no extremo ocidental da Europa.