Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, maio 18, 2020


424. Apontamento
Brasilino Godinho
18/Maio/2020

SE É VERDADE, EU FELICITO O GOVERNO
TERÁ AGIDO COM MUITA INTELIGÊNCIA…

O vírus corona entrou em Portugal no mês de Fevereiro do corrente ano; se bem me lembro. O país estava desprevenido. Só por isso não lhe foi estendida a passadeira vermelha à sua chegada ao aeroporto. Qual agente secreto instalou-se discretamente e logo começou a fazer estragos por tudo que ere tecido social ou estabelecimento hospitalar.
O governo, constituído por setenta e tais jovens da cepa socialista, que andava distraído e bastante ocupado no Palácio de S. Bento a discutir os sexos dos anjos com a rapaziada da oposição; em dada altura despertou da letargia, fatalmente decorrente dos fastidiosos debates do hemiciclo da palaciana mansão, reuniu de emergência e decretou a quarentena da maioria dos indígenas.
Para além daqueles que tinham que se ocupar de tarefas vitais para a manutenção da vida colectica, houve uma minoria que ia transgredindo o normativo do confinamento, quanto a movimentos nas ruas, praças, avenidas, parques e grandes superfícies comerciais. Aconteceram tais casos de deploráveis comportamentos anticívicos, em quantidade muito excessiva.
Entretanto, na semana transacta o governo anunciou a anulação de várias medidas restritivas e a gradual retoma de actividades escolares, comerciais, industriais e de serviços de cafés, pastelarias e restaurantes.
Muitos portugueses ficaram perplexos e consideraram que havia imprudência na decisão do governo.
E nos últimos dias os governantes têm-se ocupado em desenvolver campanhas, insinuadas como de esclarecimento.
E quem os ouve ou os lê facilmente fica convencido de que o maldito coronavírus terá sido domesticado e que a malta pode ir a todos os lados e até aos museus - que em Portugal são raramente visitados, mas que agora o governo e o Presidente da República fazem finca-pé em incentivar os indígenas a acorrerem aos mesmos.
Diz o ditado que “quando a esmola é grande o pobre desconfia”.
Eu, que sou um pobre, ligeiramente remediado, fiquei desconfiado com a hipotética neutralização do vírus corona. Pensei e repensei o caso e a incrível situação. Ponderei as circunstâncias e os considerandos objectivos. Cheguei a uma conclusão que justifica a repentina orientação do governo.
Ei-la: O governo fazendo alarde das suas faculdades de alma inquieta e de muita perspicácia, não esteve com meias e complicadas medidas: PÔS O CORONAVÍRUS DE QUARENTENA…
E transmite a ideia de que o tem debaixo dos seus repressivos olhos vigilantes…
Por isso governo e Presidente da República “asseguram” que a malta pode andar por aí em segurança.
Quem ousaria prever que o governo, neste ano de desgraça virulenta, viria a ter este interessante, venturoso, fenomenal, desenrascanço?...