Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, março 22, 2020


383. Apontamento
Brasilino Godinho
22/Março/2020

DEPOIS DA CASA ARROMBADA,
TRANCAS À PORTA…

Neste tempo de aflições muitas, em que o inimigo coronavírus, nos ameaça em todos os momentos das nossas sobressaltadas vidas, uma das coisas que mais me incomoda e censuro nos governos do meu país é a impreparação que demonstram para enfrentar as graves ocorrências que se vão sucedendo com frequência assustadora. 

Para abreviar citações refiro-me à tragédia dos fogos florestais de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Monchique e Pinhal de Leiria e agora à entrada em força impetuosa do coronavírus.

O actual governo em vez de assumir com determinação activos procedimentos de combate logo que surgem indícios das calamidades, fica expectante aguardando que elas se vão introduzindo e consolidando no terreno e só depois, atabalhoadamente, vai reagindo em termos defensivos, ignorando completamente o princípio de que a melhor defesa numa incipiente guerra é o oportuno e impetuoso ataque.

Uma política relaxante, com gravíssimos custos materiais e elevadas perdas de vidas humanas.

Por sinal, uma desastrada política que tem de ser repudiada vigorosamente, porquanto os governantes sabem que o país está insolvente, com uma enorme dívida externa e outra não menor dívida interna, e muito carecido de meios materiais e de equipamentos diversos em todos os sectores funcionais da sociedade e nas estruturas do Estado. 

E tendo essa consciência da fragilidade estrutural da nação, mais às ministeriais criaturas cabe a obrigação de serem muito previdentes, bastante operativas e, sobremaneira, eficazes nos exercícios das suas específicas competências e diversificadas funções.

Reitero: a nação portuguesa está imensamente enfraquecida, exausta, oprimida e atormentada, que não se pode permitir o luxo e a extravagância de ser desgovernada como vem sucedendo nas duas últimas décadas.

Basta! De tanta negligência e incompetência dos governos!

Basta! De tamanha apatia, falta de rigor crítico e de vigoroso sentido de exigência dos portugueses para com os desacertos, abusos e omissões dos políticos.