Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, março 22, 2020

382. Apontamento
Brasilino Godinho
22/Março/2020

MALDITA INTELIGÊNCIA DO
CORONAVÍRUS DA COVID-19

Eu andava desconfiado. Reservei a desconfiança, aguardando a eventual confirmação por distinta entidade médica.
E a confirmação chegou-me ontem emanada do serviço nacional de saúde italiano.

O coronavírus é um ser inteligente(…) dotado de capacidade selectiva que o habilita a escolher preferencialmente as pessoas velhas das faixas etárias dos 60, 70, 80 e 90 anos e que por elas tem especial apetência.  

Convenhamos que se trata de singular característica e que o credita como agente invisível de enorme perigosidade, com grande poder destruidor e o manifesto alcance de exterminar uma parte vastíssima da humanidade.

Logo se lhe confere a missão de ser o melhor agente/instrumento do desiderato de Christine Lagarde, partilhado pelo deputado de triste figura, do PSD, da Guarda: o qual, na Assembleia da República, já havia prevenido ser necessário acabar com a “peste grisalha”¸ tendo a proclamação sido acolhida com ensurdecedor silêncio de tácita aprovação. Evidência maior de no Palácio de S. Bento prevalecer a peste parlamentar e ser bastante apercebida a grandeza da sua incompatibilidade com a “peste grisalha”.

A ex-directora-geral do Fundo Monetário Internacional e actual presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, há escassos meses (ano 2019),  disse que ”os idosos vivem demasiado e isto é um risco para a economia global. Há que tomar medidas urgentes. Mais declarou: “A longevidade é um risco financeiro”.

Admito, sem esforço de raciocínio, que o fraseado incrível de Christine Lagarde, foi uma bastante expressiva ordem para, de imediato, ser cumprida com a maior abrangência e profundidade aplicativa.

De facto e inegavelmente, cumpriu-se a determinação da criatura dirigente do Fundo Monetário Internacional. Nem se chegou ao exagero do plural das medidas. Bastou uma: a do coronavírus! E com imensa amplitude!

Só que a medida aplicada tem vindo a fugir do controle. E o tiro excessivamente certeiro e contundente, saiu pela culatra da arma que, por incentivo da expedita senhora, alguém usou com perversão e obediência a obscuros interesses internacionais. Em sede dos Estados Unidos da América? Da China?

Cumpre afirmar que a Covid-19 tem, neste país, as seguintes vantagens de ordem prática e em clara consonância com quantos em Portugal se obstinam em liquidar a “peste grisalha” e em bloquear a aplicação do normativo da Declaração Universal dos Direitos dos Idosos, proclamada a 22 de Setembro de 2017, em Lisboa:

- Liberta verbas dos fundos das pensões dos idosos, pagas pela Segurança Social;
- Reduz as despesas das comparticipações da ADSE, libertando dinheiros que mais facilitarão os desvios monetários para as bolsas de alguns dirigentes, como, há meses, aconteceu com o presidente da Direcção da ADSE;
- Proporciona ensejo ao governo para se eximir ao cumprimento do preceituado na Declaração de Lisboa, sobre os direitos das pessoas idosas.

Finalmente, satisfaz plenamente as luminárias que apregoam aos quatro ventos que a economia está à frente das vidas das pessoas. Primazia absoluta para a economia.
Não o dizem abertamente, mas subentende-se: quem diz economia, quer afiançar o predomínio das altas finanças - a nacional e a internacional. 
Em socorro e obsceno proveito dos “donos disto tudo”.