Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, fevereiro 16, 2020


BRASILINO GODINHO
QUEM ERA, QUEM É, QUEM QUER SER

Di-lo numa entrevista ao SAPO 24, que por extensa, ser pertinente e, eventualmente, interessar adultos e jovens estudantes, será publicada a partir desta data (16/02/2020), dividida em partes como se fosse um folhetim.

Início da Parte I

“Doutorado aos 85 anos: "vou continuar activo enquanto estiver na plena posse das minhas faculdades de alma"
10 jul 2017 10:45

Aos 77 anos, Brasilino Godinho decidiu ir para a universidade. Depois da licenciatura, seguiu para o doutoramento, que agora concluiu, mas não fica por aqui. Estivemos à conversa com o mais recente (e mais velho) doutor da Universidade de Aveiro.

É com muito agradável estado de espírito, eufórico, festivo, que tenho a honra, o prazer e… a imodéstia (Caramba! Não tenho currículo, idade e pretensões de santidade…) de vir informar urbi et orbi e a todas e todos, ora mencionados - amigos, leitores, estimadas colegas, caros condiscípulos dos cursos académicos, atónitos desconhecidos, jovens deslumbrantes e simpáticas da minha especial afeição, velhas e atraentes tias das várias linhas dos Estoris e Algarves, garridas tricanas da beira-mar, esbeltas moças dos Tabuleiros nabantinos, lindíssimas, adoráveis, brasileiras que, comigo, partilharam os bancos da universidade, alcoviteiras da borda-d’água, amigos da onça, inimigos (poucos, mas de primeira apanha), invejosos enfurecidos, parentes muito afastados a quem hoje atribuo o pomposo título de ex-familiares - que, para satisfação e alegria de uns e chatice e muita ralação de outros, hei, hoje, dia 5 de julho de 2017, aos 85 anos de idade, ultrapassado a condição de Licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas (que mantinha desde Dezembro de 2012) e sido admitido pelas Universidades de Aveiro e do Minho, no grau académico de Doutor em Estudos Culturais, com aprovação por unanimidade do júri do respectivo acto doutoral.
É assim que Brasilino Godinho, 85 anos, abre um texto que partilhou com amigos e familiares ao final do dia 5 de julho. Partilhou-o depois de concluir o doutoramento em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro, com a tese “Antero de Quental: um Patriotismo Prospectivo no Porvir de Portugal”, que Brasilino quer que seja um trabalho de “exaltação da pessoa e obra de Antero de Quental, insigne poeta, extraordinário pensador, grande patriota e figura maior da História de Portugal”.

Depois de chamadas perdidas e desencontros, finalmente conseguimos falar com Brasilino - por correio eletrónico. Em entrevista ao SAPO 24, fala-nos de quem era, de quem é e de quem quer ser.

Quem era o Brasilino antes de, aos 77 anos, decidir fazer uma licenciatura? 

Não começa mal a apresentação das perguntas…
Pergunta difícil de responder. Simplesmente porque tenho dificuldade e repulsa em ajuizar a minha pessoa.
Mas, por ser solicitado e admitindo suscitar algum interesse público, direi que antes dos 77 era o homem que sou hoje; abstraindo a valorização cultural e social que em mim se foi operando nos últimos oito anos de frequência dos cursos de licenciatura e de doutoramento – este concluído ontem, dia 5 de Julho de 2017.
Um cidadão que sempre se preocupou em cumprir os deveres inerentes à sua condição humana e qualificação cívica no seio da sociedade portuguesa.
Sintetizando: alguém que tem por norma de vida ser sempre igual a si próprio; certamente com qualidades que procura aprimorar e com defeitos que intenta corrigir ou eliminar – sem veleidades de atingir a santidade…”
(Fim da Parte I)