Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, fevereiro 11, 2020


362. Apontamento
Brasilino Godinho
11/Fevereiro/ 2020

PORTUGAL SOB IMINÊNCIA,
DE, EM TEMPO PRÓXIMO, SE
AFUNDAR COMO O TITANIC

Portugal atravessa uma das maiores crises da sua História. Hoje são múltiplas e diversas as ameaças que pairam no seu horizonte.
A média região europeia que é o seu território continental tem, como uma espada sob a cabeça de Dâmocles, a contingência de ser retalhada em pequeninas regiõezinhas, convertidas em espaços de abrigo para usufruto e regalias de clientelas partidárias e se constituíram como sorvedouros das deficitárias Finanças do falido Estado e do País.
Todos os sectores da Administração Pública e da sociedade lutam com enormes carências monetárias e de meios humanos e materiais para se desempenharem regularmente das suas funções ou ocupações operativas.
A corrupção existente é tão grande e avassaladora que alcandorou o país a patamar cimeiro, situado ao nível de quinta posição da maioria dos países mais corruptos da Europa, decorria o ano de 2015. Estamos em 2020 e por tudo que se conhece e subjaz nos subterrâneos da perversidade nacional, admite-se que Portugal seja já o país europeu mais corrupto. Isto tem graves consequências; incalculáveis na política, na economia e no quotidiano da sociedade portuguesa.
Por outro lado, o abandalhamento, o desprezo, a desvirtuação, a subalternização e o abandono da língua portuguesa, iniciados por Malaca Casteleiro (morreu há dias e foi classificado, (imagine-se!...) por alta personalidade do Estado, como um defensor da Língua Portuguesa – ele, que desempenhou com afinco o papel de coveiro da Língua e que mais danos lhe causou com o aberrante Acordo Ortográfico de 1990 e o incrível Dicionário da Academia), constituem factores que, objectivamente, concorrem para o seu contínuo declínio; o qual está apontado à condição de inexpressivo dialecto regional, arrastando o colapso de Portugal como pais independente e soberano da sua ímpar História, no contexto da evolução da Humanidade – o que coincide com os intentos de certa rapaziada abancada à rica mesa orçamental do Parlamento Europeu que funciona a expensas da milionária Fazenda Europeia.
E como se este negro quadro fosse pouca expressão da persistente desgraça de Portugal, faltava-nos esta do coronavírus para acentuar e apressar os esforços desencadeados por ignóbeis políticos sem escrúpulos, sem moral e sem vergonha, no sentido de eliminação da gente idosa, que um deles, enfermo da peste parlamentar, indecentemente classificou de “peste grisalha” – o que se interpreta como expediente criminoso; qual instrumento de recuperação financeira da Segurança Social e da ADSE: note-se que este organismo estatal entrou em quase falência pelo facto de ter sido cometido um desfalque de milhões de euros, praticado pelo ex-presidente da instituição.
Enfim, Portugal está mergulhado num grande pântano de águas fétidas muito profundas e mal flutua sob a enorme e devastadora carga de imundice que lhe colocaram em cima. Faz lembrar o paquete RMS Titanic e tal como ele está soçobrando, enquanto os indígenas adormecidos não se dão conta do colapso iminente e os músicos de serviço tocam desafinados, acompanhando o cântico das cotovias, com o qual se deleitam os dançarinos acrobatas partilhando o plateau e a exibição com os artistas de patéticas acrobacias e de reles maquinações.
E, eventualmente, assim se afundará Portugal à semelhança do paquete RMS Titanic, em Abril de 1912.