Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, dezembro 16, 2019


NATAL
TEMPO DE PAZ, HARMONIA, AMOR
O TEMPO DO CULTO E DA DOÇURA

Brasilino Godinho
16/Dezembro/2019

Esta é a época do Natal consagrada à paz e à harmonia entre os homens, mulheres e as famílias; também, dedicada a práticas de vários cultos e a celebrações gastronómicas em que sobressaem as sobremesas de doces. Cumprem-se as tradições seculares.
Pela parte que me diz respeito e sem desvalorizar a conjunção do objecto, tempo e modo, concernentes à festiva quadra natalícia, tenho a preferência pelo culto do Eterno Feminino e pela gostosa sensação que, agradavelmente, sinto face à inebriante doçura que emana do encantador trato feminino.
Disso venho dar público testemunho.
De forma rápida e objectiva, aqui evoco que
UM DIA DESCI À CIDADE…

E então escrevi:
“UM DIA DESCI À CIDADE… Surpreso, deslumbrado, encontrei-me com o mundo e… comigo próprio.
Então, nas indeterminadas esquinas da vida, repartidas por largos espaços a ela adjacentes, meus passos se cruzaram com as eternas Graças – as adoradas Deusas, filhas de Júpiter e de Vénus; as quais, em todos os tempos e lugares, encarnaram o encanto feminino – e, ainda hoje, desta sorte, continuam, por mercê dos Deuses, seus pais e para felicidade de cada um de nós.
De tudo isso, sobressai o perene fascínio pela Mulher e por todas as inolvidáveis manifestações e particularidades do seu Ser, que adornam a vida terrena; e, em sobreposição individual, prevalecendo, o espírito irrequieto e apaixonado que me é adstrito, me submete a expressão e me condiciona a vontade, influenciando – definitivamente – os meus procedimentos. E porque não dizê-lo? Me deleita a mente e me ajuda e incentiva a ser fiel às grandes causas do Amor, da Liberdade, da Igualdade, da Fraternidade e do Progresso da Humanidade.
Aliás - vale a pena referi-lo - tais origens e motivações em mim, despertam reacções e sentimentos naturalmente transpostos para um discurso (e escrita) que desejo consonante com a harmonização poética.”
(In UM DIA DESCI À CIDADE…, Brasilino Godinho, Prefação do Autor, p. 11)