Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, dezembro 15, 2019


337. Apontamento
Brasilino Godinho
15/Dezembro/2019

LOCUTORES TV, GOVERNANTES, POLÍTICOS,
TORNAM-SE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
ENQUANTO O DEMÓNIO ESFREGA UM OLHO

Tenho notado que nos últimos anos se tem acentuado um fenómeno principalmente centrado na capital alfacinha.
E tem a ver com duas categorias de cidadãos: jornalistas, principalmente das televisões e políticos, dirigentes dos partidos mais em destaque no teatro-circo político.
Quer os jornalistas das televisões, quer os políticos, conseguem o brilharete de associar a actividade profissional com o exercício do professorado universitário nas universidades particulares.
É surpreendente a facilidade com que das televisões, do Governo, da Assembleia da República e dos partidos, eles dão o salto acrobático para as universidades. Só me escapa uma coisa: eles entram pela porta principal ou pela porta do cavalo?
Certamente que haverá gente que se surpreenderá com o fenómeno e com a acumulação de funções, conjugação de horários e com a formulação dos expedientes de rara eficácia com que um qualquer político e um ousado e expedito jovem jornalista se arvoram ou são arvorados em professores universitários. Admito que seja um espanto para quem anda distraído a ver passar os comboios.
Imodestamente devo confessar que não estranho tal fenómeno. Ele era previsível. Dados alguns precedentes ocorridos nestes conturbados tempos em que por aí se exibem os chicos-espertos dotados de extraordinárias faculdades no exercício da arte do faz-de-conta e de melhor iludir o vulgar e pacato cidadão.
E pelo visto, nessa sofisticada área artística, não há crise de desemprego.
Eu vinha escrevendo que houve precedentes ocorridos no Particular Ensino Universitário que indiciavam o surgimento do fenómeno aqui em foco.
Quem não se lembra do surgimento das famosas licenciaturas arrelvadas, socráticas e tipo barreiras duarte?
Trata-se de uma inédita produção nacional que deu (e continua dando) seus frutos e se tornou emblemática bandeira e festejado adorno de quantos se prevalecem da excelente qualidade técnico/científica atribuída às particulares universidades que tão expeditamente se associam aos partidos; os quais, mais intensamente dominam o sistema da Partidocracia de Portugal (não confundir com Democracia de qualquer nação).
Para quem desconhece a natureza deste singular fenómeno português direi que: a licenciatura arrelvada é obtida com a atribuição de equivalências a quase todas as disciplinas do currículo académico, como participações nos órgãos de grupos folclóricos e outras afins ou com alguma semelhança; a licenciatura socrática bastará que, num domingo de manhã, entre discretamente pela porta principal da universidade e por volta do meio-dia saia pela porta-do-cavalo, ostentando numa das mãos o famoso canudo – se possível à vista de repórteres das TVs; a licenciatura tipo barreiras duarte é um pouco mais sofisticadas e imaginativa, dado que é conseguida em universidade norte-americana, sem nela o aluno estar matriculado, nem a frequentando, mas que ele por artes mágicas num dia, se vê jubilosamente possuído, do devido certificado, sem prévio conhecimento, intervenção ou qualquer ajuste por parte da referida entidade universitária americana.
Aliás, outro aspecto intrigante deste estado de coisas mirabolantes é o facto comprovado de que, geralmente, estes licenciados ad hoc fazendo jus á sua invulgar condição de grandes especialistas em expedientes vários, altamente rentáveis, e na arte do faz-de-conta, têm colocação garantida como especialistas de 1.ª Classe nos gabinetes ministeriais, institutos, fundações e… inevitavelmente, como professores nas universidades que os pariram - salvo seja, e sem faltar ao respeito a tão prestigiadas instituições universitárias, que assim asseguram o prosseguimento da sua extraordinária capacidade de … mal formarem as sucessivas gerações e torná-las propensas a dar continuidade à ruína da nação portuguesa.  
E neste ponto, não sentindo necessidade de acrescentar algo, suspendo a escrita…


Brasilino Godinho, prestes a iniciar a defesa da sua tese de doutoramento, no dia 05-07-2017.jpg