Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, outubro 26, 2019

294. Apontamento
Brasilino Godinho
26/Outubro/2019

NO PORTUGAL DO FOLCLORE POLÍTICO

Hoje, sábado 26 de Outubro de 2019, ocorreu a «tomada de posse do novo “governo”» do País. É assim designada a cerimónia que ocorreu no Palácio da Ajuda.

Tal designação se me afigura uma pretensa ajuda configurada nalguma credibilidade operativa do conjunto de 70 pessoas que se asilaram no Governo e que, por maioria de razões decorrentes da habitual má gestão política da Nação, talvez se devesse chamar desgoverno. Concedo-me o benefício(…) da inquietante dúvida de tão numeroso colégio disfuncional ser mesmo um fiasco governativo.

E como não podia deixar de ser num país que displicentemente se confronta todos os dias com manifestações do folclore político, todo aquele encenado espectáculo aqui referido, constituiu uma pomposa e inútil parada folclórica, só admissível para influenciar favoravelmente pacóvios das aldeias mais remotas e atrasadas de Portugal, tristemente mergulhados no pântano do maldito analfabetismo.
As televisões empenharam-se em apresentar desenvolvidas reportagens sobre o enfadonho cerimonial.

Apesar da minha repulsa por esses aspectos negativos, enquanto almoçava, presenciei alguns lances do reportório televisivo e… calcule o leitor: diverti-me um pouco.

Indico:
- Desde logo achei piada à ideia do Dr. António Costa, ministro primeiro - entre as dezenas de outros, de apagada visibilidade - querer elevar o ordenado mínimo para € 750, daqui a quatro anos (2023). Precisamente a data de início da seguinte legislatura.
A excelência em Chefe de Governo representada, mostrou uma perspicaz visão de quem tem olho vivo e argúcia de não se comprometer com promessas vãs e a malvadeza de assobiar para o lado e de chutar a bola para canto situado a longa distância.

- Como me era sugerido pela programação televisiva da RTP, deslumbrei-me com o festival de abraços mais ou menos apertados, atrevidos ou respeitosos e de beijos, beijinhos e beijocas, mais ou menos discretos e efusivos que foram mostrados pelas câmaras televisivas.
De tudo aquilo que foi cuidadosamente reportado pela RTP se conclui que o público continua a ser contemplado com diversões insuportáveis de folclore político. Com uma diferença dos tempos da ditadura salazarista; para além do Fado, Futebol e Fátima, da era do Estado Novo; temos agora, tempo de ditadura da Partidocracia, o Folclore Político explorado ao mais alto nível de ostentação folclórica.

- Também achei muita graça ver o jornalista Teixeira, da RTP, a ser longamente entrevistado por uma colega da mesma estação televisiva: ambos enquadrados no emblemático e folclórico ambiente.
Tratou-se de um achado televisivo interessante, enternecedor(...), a que só faltaram os aplausos da plateia circundante; na qual, especados, os participantes se entretinham a mirarem-se uns aos outros, como se estivessem desconfiando mutuamente.

Vistas e planos de encantar mentes empedernidas.

Relembrando todas aquelas acinzentadas cenas e sentindo-me enjoado e propenso a desanuviar o espírito, apetece-me: bater palmas. Em jeito e intenção de pateada. Faço nota.