Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, julho 01, 2018



152. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
01 de Julho de 2018

COMO VI O JOGO PORTUGAL-URUGUAI´

Não sou perito em futebol. As minhas observações sobre matérias futebolísticas valem aquilo que, de positivo, delas se possa apurar; vindas de um cidadão que se limita a expressar opinião sem base científico-futebolística…
Não obstante, digo: ontem a equipa portuguesa perdeu o jogo merecidamente. Mas jogou com vantagem de posse de bola. O que não bastou para marcar golos. Até foi demonstração elucidativa de que no futebol nem sempre ganha quem bastante domina a partida. Claro que ela actuou com determinação e abnegado esforço dos atletas.
Porém, dava a ideia de que os jogadores estavam cansados.
Julgo que muita gente, ao longo da partida, foi tendo a sensação de que sempre que os jogadores do Uruguai adquiriam a posse da bola a baliza portuguesa ficava em perigo iminente. Quando sucedia o contrário e eram os portugueses que se apoderavam do esférico, sentia-se a frustração de os ver a trocar passes sobre passes e não correrem desalmadamente como sucedia com os adversários em jogadas de contra-ataque.
Os portugueses trocavam a bola entre si e não corriam com celeridade dando azo que os adversários, sem grande esforço, tivessem tempo de recuar e povoar a sua grande área com uma cortina defensiva de bastantes jogadores. Por vezes, até parecia que os companheiros de Ronaldo aguardavam esse posicionamento dos adversários, para só então seguirem em frente. E, assim, os portugueses eram obrigados a girar ao redor dessa autêntica muralha defensiva. Não conseguiam vencer tal obstáculo. Tratou-se de um expediente táctico da equipa sul-americana que deu resultado. Acho que esta forma de jogar quase a passo, com posse de bola, é pecha antiga do futebol português. Talvez se imponha a necessidade de dar aos atletas lusos melhor preparação física.