Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, dezembro 17, 2017



50. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
17. de Dezembro de 2017
NA COMUNIDADE EUROPEIA
HÁ QUE RETOMAR O IDEAL DOS FUNDADORES
URGE FAZER BARRELA NO SEU INTERIOR
Pela agência SAPO chegou-nos a seguinte informação:
«Líderes dos partidos eurocépticos e de extrema-direita defenderam hoje, em Praga, a criação de uma "união de nações" que substitua a actual União Europeia, que acusaram de fazer "tudo mal."»
Assim expresso um sério aviso à União Europeia e ao poder instalado em Bruxelas. Infelizmente há que reconhecer pertinência à observação de a União Europeia fazer tudo mal. É evidente que há exagero na afirmação. Porém é inegável que a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu muita coisa têm feito mal e porcamente - como se diz na gíria popular.
A prepotência e os vencimentos escandalosos de dirigentes, funcionários e deputados, as desorientações políticas, os desacertos das medidas decretadas e a clamorosa falta de solidariedade entre os Estados do Norte, relativamente aos do Sul, e o cômputo geral da acção política ou da falta dela que arrasta indefinidamente os debates das questões, têm provocado o desgaste da imagem da Europa Unida e uma forte aversão ao projecto europeu tal como ele se apresenta às populações da comunidade.
E o pior da situação é que já hoje pouco resta do ideal europeu dos fundadores: Konrad Adenauer, Jean Monnet, Robert Schuman, Alcide De Gasperi e Paul-Henri Spaak.
Sobretudo, com eles prevalecia a firme determinação em se estabelecer um clima de solidariedade entre as nações europeias.
É de crer que ou a União Europeia retoma e aplica o ideário dos seus fundadores ou acabará por se desmembrar.
E o aviso que hoje veio de Praga é uma séria advertência e corresponde, em certa medida, ao que sentem milhões de europeus desiludidos e indignados com a escandalosa situação político/administrativa gerada e mantida pela Comissão e o Parlamento Europeus.