Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, janeiro 10, 2016



FRANCAMENTE! COMO É POSSÍVEL IGNORAR?

Brasilino Godinho
10-01-2016

Como ignorar
Que Marcelo é um cata-vento com acentuado requinte de ser incoerente. E sendo incoerente não se respeita a si próprio. E quem não se respeita, também não se dá ao respeito. Mais: não respeita ninguém, nem acata valores, tão-pouco é fiel aos princípios. Qual a confiança que pode proporcionar a quem quer que seja? Aos amigos, correligionários, conhecidos, desconhecidos e… ao povo português.
Dizia: Como é possível ignorar? Estava esquecendo que nem toda a gente tem a minha idade. Porque de menores idades, há inúmeras pessoas que só há pouco tempo conhecem Marcelo e através da publicidade das televisões e das sondagens.
Comigo passa-se algo de diferente e mais objectivo. Tenho acompanhado a vida de Marcelo desde antes de 1973, precedendo conhecimento do pai, médico e político comprometido com o Estado Novo, Dr. Baltasar Rebelo de Sousa (por sinal, exemplo de coerência e de trato afável).
Com o antecedente apontamento quero dizer que muitos dos admiradores de Marcelo ainda não tinham nascido e já Brasilino Godinho, de ginjeira, lhe conhecia as contradições, os tiques, as artimanhas, as marcelices, os expedientes e a retórica balofa por de mais inconsistente. O que, sobremodo, evidencia que Marcelo mantendo ao longo da vida todas essas características, é a incorrigível criatura marcelina refém da sua indelével personalidade.
Este conhecer de natureza marcelina explica-se pela maneira de Brasilino Godinho, desde os 8 anos de idade, estar em sociedade, sempre atento aos acontecimentos. E não só. Igualmente perseverante na leitura e na aquisição do conhecimento abrangente e diversificado.
Anotação aqui formalizada para que não se julgue que o articulista Brasilino Godinho escreve sem bases seguras de informação.
Reafirmo: Conheço bem o cidadão, professor de Direito, jornalista, político, comentador televisivo, criador de factos políticos, Marcelo Rebelo de Sousa.
Por isso, considero-me habilitado a emitir juízos sobre as várias facetas da sua personalidade (sem atingir o alto grau de agressividade que Marcelo usou, em 1995, para com Cavaco Silva). Facetas que, sublinho, julgo incompatíveis com o exercício das funções de Presidente da República.
Por último, recomendo às minhas leitoras e meus leitores que leiam e avaliem o que Marcelo disse e veio publicado no semanário Tal & Qual, edição de 26-5-1995, sobre Aníbal Cavaco Silva e o texto descritivo sobre as contradições marcelinas a respeito de Cavaco Silva, que está inserido na pág.ª 26, da obra A QUINTA LUSITANA (autor: Brasilino Godinho). Nessa página está exposto o retrato de Marcelo Rebelo de Sousa. Um retrato que, estando à vista de toda a gente, só não é visto, lido e ponderado, por quem prefere ignorar a triste e confrangedora realidade, configurada na figura marcelina.

Post Scriptum – Acrescento uma informação pessoal: Nunca houve cabimento de registo na minha memória de alguma vez em algures da lusa terra estar pasmado a ver passar os comboios. Pelo que ninguém estranhe que agora não assista quedo e mudo a ver seguir o folclórico comboio onde o candidato Marcelo se exibe como se fosse Miss Portugal…

Foto de Marcelo exibindo a sua arte de prestidigitador.
Irá tirar coelho da cartola? Ou da mala da Mariazinha?
Esta alegre senhora, Roseira de Belém,
Ajudante-de-campo singularmente espectacular,
dá uma ajuda e mostra-se radiante, como é seu invulgar costume.
A Mariazinha dá a impressão de que faça Marcelo
o que quer que seja, que ela acha-lhe sempre imensa graça…
Até no debate televisivo a Mariazinha se ria quando Marcelo lhe dava alfinetadas.
Seria que elas lhe faziam cócegas?...