Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, dezembro 10, 2015



VENERANDO PRESIDENTE CAVACO SILVA DORME
E…
CLARO QUE NÃO TEM OLHOS PARA A REALIDADE.

Presidente dorme. Como se apelasse: deixem-me dormir! E sonhar…

Brasilino Godinho
09/12/2015
O Presidente da República, Cavaco Silva em declarações à imprensa, em circunstância da visita do presidente irlandês Michael Higgins, falou em termos do mais apurado estilo cavacal.
Repare-se nestas pérolas que acrescentarão a grande colecção perolífera de Cavaco Silva:
01. "Nós invejamos a taxa de crescimento económico que recentemente a Irlanda tem vindo a alcançar. Quando ouvimos falar em 5 ou 6 por cento de crescimento económico, não há país na União Europeia que não tenha inveja da Irlanda", declarou, citado pela Lusa. (Nossa observação: esta referência à Irlanda, deve ter deixado atónito o presidente irlandês).

Cavaco Silva, pelos vistos, é possuído do sentimento (ou do ressentimento?) de inveja.
Mas isso não lhe confere o direito - melhor dizendo, a ousadia e extravagância - de o generalizar à nação portuguesa ou a outros países da União Europeia.
Pelo que o sujeito nós tem de ser tido em tom majestático de que, aliás, é persistente utilizador nas suas singulares bocas.
Até porque a inveja é um mesquinho estado de alma próprio de espíritos inferiores.

02. O Presidente disse-se "convencido que depois de termos conseguido alcançar uma saída limpa do programa de ajustamento e de ter regressado aos mercados, com taxas de juro bastante favoráveis, Portugal está no caminho certo e eu espero que mantenha essa trajectória de crescimento económico e criação de emprego".

Termos conseguido saída limpa do programa de ajustamento e de ter regressado aos mercados com taxas de juro bastante favoráveis?
Cavaco Silva deve estar convencido de que descortina deslumbrantes miragens no deserto das suas ideias, enquanto voa entre nuvens sobre o oásis do Cavaquistão.
Haja uma alma caridosa que o desvie dessas aéreas andanças estrambólicas.
É que a alegada saída, nada teve de limpa. E foi dramaticamente suja pelas destruições operadas a vários níveis e sectores da sociedade portuguesa. Pior, ainda: muitos cidadãos portugueses pereceram, vítimas dessa terrível operação política de generalizado empobrecimento; enquanto uma minoria bem se governou à custa dos sacrifícios impostos a milhões de portugueses.
Se nos indicadores financeiros e económicos ocasionalmente, durante 2015, se notaram algumas ligeiras melhorias, isso se deveu às intervenções do Banco Europeu e a ocasionais evoluções favoráveis na Europa e nos Estados Unidos da América.
Portugal no caminho certo? Nos últimos 4 anos esteve no caminho errado. Nesta semana vieram a público dados do Instituto Nacional de Estatística, do Banco de Portugal e do Eurostat, que indicam a estagnação económica e o estrangulamento financeiro a apontar: quer para a impossibilidade de diminuir o défice, quer para o aumento da dívida.
Portanto, está feita demonstração da via errada seguida pelo governo da coligação PaF e comprometida a recuperação das finanças públicas.
A herança da doutrina de Cavaco, Coelho e Portas é uma calamidade por que deixou um rasto de misérias, desgraças e incertezas, na nação portuguesa.
E quanto à sua desejada espera de mantença da fantasiosa trajectória de progresso nos moldes cavaquistas, melhor seria que Cavaco fosse dar uma volta ao bilhar grande. Talvez ela lhe propiciasse oportunidade para arejar a cabeça pensadora. Admitindo que tal decorrência ainda lhe está ao alcance…

Enfim, como mostra a foto anexa, Cavaco Silva parece ser um dorminhoco compulsivo e o que disse terá sido um sonho que lhe ocorreu enquanto esteve envolvido num agradável amplexo de Morfeu…
Sublinhando, diga-se: percalços que sucedem a quem, imaginando viver no seu adorado Cavaquistão, se deixa, frequentemente, cair nos braços de Morfeu e deslumbrar-se com as patéticas fantasias concebidas em delirantes sonhos…
Desgraça maior foi a de os indígenas portugueses terem sido as vítimas de tão nefastas divagações, tremendas fantasias e desastradas perspectivas, que, precedendo programa estabelecido em sede governamental, deram traduções em formas trapezistas, grotescas e maldosas, nos espectáculos de folclore político exibidos no circo montado em Lisboa pela trupe artística de Passos Coelho e Paulo Portas.

Post Scriptum Há instantes tomámos conhecimento de uma noticia transmitida pela agência LUSA, de que transcrevemos a parte inicial:
“O Conselho Social e Económico das Nações Unidas (CES-ONU) considera que a ajuda externa teve um "impacto adverso" nos direitos económicos, sociais e culturais em Portugal, defendendo o progressivo abandono das medidas de austeridade com a recuperação económica.”
Preto no branco! Em total concordância com a condenação que temos feito quanto à famigerada e obscena austeridade. Igualmente, contrariando as sentenças de Cavaco Silva e as nocivas práticas de governança da dupla Passos Coelho e Paulo Portas