Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, dezembro 13, 2015



O espantalho que atraiu polvo
muito visado pelas televisões.

Brasilino Godinho
14 de Dezembro de 2015

01. Se me é permitida a imagem, o autopromovido presidente da tristonha República - que emerge dos subterrâneos da liberdade, manca e deprimida na sequência dos conhecidos maltratos da era cavaquista/coelhal - e cabeça de cartaz eleitoral da rapaziada das sondagens, Marcelo Rebelo de Sousa, faz-me lembrar um espantalho; ou seja, um pau com um lenço (de cor laranja, tinha que ser…) na ponta que é usado na pesca do polvo; o qual, no caso vertente, se nos depara figurado no eleitorado. E tão esquisito instrumento de engodo funcionou, durante décadas, com uma regularidade espantosa nos jornais, na rádio e nas televisões e face a audiências que foram crescendo à medida que prosperava o negócio de venda da banha de cobra em doses maciças, de produção artesanal do próprio vendedor. E os clientes deixavam-se aliciar com a resignação de penitentes compulsivos e amestrados.
O resultado final transparece agora, devidamente ampliado e publicitado até à exaustão pelas empresas das sondagens, pelas solícitas reportagens das televisões e pelas insidiosas manchetes e patéticos artigos publicados nos jornais e revistas de gente amiga e obsequiosa.

O2. Como se isso não fosse dramático e algo repelente, os partidos do leque da esquerda estão revelando uma confrangedora miopia política e a demonstrarem que não aprenderam nada com a História da política portuguesa da última década - para não recuarmos mais no tempo. 
Anote-se o que se passou com António Costa que há meses andou entretido a discutir o sexo dos anjos concernente ao seu programa eleitoral, quando devia ter-se concentrado em apontar os estragos e destruições perpetrados pelo governo Passos Coelho/Paulo Portas. Impunha-se afastar essa gente que tanto prejudicara a grei portuguesa. Foi uma deferência para com tal governo que lhe custou cara.

03. É de assinalar que enquanto a direita cerra fileiras e chega ao extremo ponto de ter promovido o surgimento da lebre de Marcelo, Mariazinha (de sua risonha graça) com o nítido propósito de dividir o eleitorado do PS, as forças de esquerda apresentam-se a sufrágio fragmentadas e marimbando-se para a fatídica dispersão de votos por várias candidaturas. Como se estivessem a estender a passadeira vermelha ao programado presidente Marcelo. Um procedimento suicida. Que decorre da terrível circunstância: quem facilita a vida ao inimigo e o poupa à avaliação, à condenação e ao castigo, às mãos lhe morre…

04. O CDS, que é um partido residual, alapa-se jubiloso ao PSD e assim se vai aguentando num percurso de imprescindível submissão ao seu aliado que lhe sustenta a proveitosa e remunerada vivência.
Mas, neste aspecto de convergência em proveito próprio, o CDS dá meças aos partidos de esquerda. Estes, deveriam agregar uma frente comum contra o putativo presidente Marcelo. A Marcelina criatura que concentra apoio abrangente das diversas tendências do PSD e do CDS.

05. O que se passou nas últimas eleições legislativas e nas anteriores em que Passos e Postas celebraram núpcias eleitorais e governativas, poderia servir de elucidativa lição para os dirigentes que se situam à esquerda da democracia portuguesa.

06. Com a enorme máquina publicitária que está montada por Marcelo - que alguém, in illo tempore, designou por professor Martelo, tendo em conta as inúmeras marteladas que, desde 1975, tem desferido sobre o bestunto do Zé e as cachimónias dos morcões instalados no pacóvio reino das marcelices - e por seus companheiros e sondadores (colaborantes empenhados na exaltação do marcelista presidente), o maralhal da esquerda está pasmado a ver passar o comboio enfeitado a cores laranja e azul acinzentado, dirigido pelo exuberante e convencido maquinista-mor e militante destacado do PSD – comboio que segue em direcção a Belém, cerca do Palácio da almejada presidência de uma desfigurada república que corre sério risco de ser cada vez mais dominada e explorada pelos escondidos donos disto tudo.

Palácio de Belém – Marcelo vislumbra a proximidade de uma estação-apeadeiro
onde chegará o seu comboio pintado a cores laranja (PSD) e azul acinzentado (CDS).


07.  Merece citação a falha que a Marcelo urge colmatar. Precisamente, uma sublime conveniência.
É que para completar e mais animar a parada da paródia eleitoral de Marcelo, só falta que o famigerado beijoqueiro e manhoso vocalista da coligação PaF vá por aí, em tudo que é sítio de feiras, arraiais, festas, supermercados, fóruns, praças, ruas e lotas, acompanhado pelos sus muchachos, rindo e cantando alegremente um qualquer hino marcelista, À notada falta do mesmo, ousamos sugerir a composição seguinte:
                                        Abram alas! Abram alas!
                    Deixem passar esta linda brincadeira,
        Não da bela Ilha da Madeira.
      Sim! A da próxima aventura
         Da grande marcelina figura…
(Hino que deve ser cantado com a música da canção do saudoso Max).

E já agora o desafio: MARCELINO, TOCA O HINO!

Nota imprescindível: Este artigo foi escrito com activo repúdio do Novo Acordo Ortográfico de 1990.
Aliás, Brasilino Godinho quere deixar inequivocamente expresso que tudo que escreve contempla essa obrigação cívica e dever patriótico - que se lhe impõem, com absoluta prioridade, na sua vida e condição de português.