Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, outubro 13, 2015



Nota complementar
Brasilino Godinho



Sobre A QUINTA LUSITANA informo que nela são mencionados oitenta cidadãos deste país com maior ou menor notoriedade. E fiz uma coisa de que não há referência ou memória em Portugal. Antes dos exemplares serem postos nas bancas de venda ao público procurei conhecer os endereços telefónicos e postais de todos os cidadãos citados na obra, com o objectivo de os prevenir que as suas pessoas e actos nela figuravam e eram criticados. Com bastante gasto monetário assim foi feito e se concretizaram os contactos informativos através do telefone ou da via postal. Com a excepção de 18 personalidades a quem, por impossibilidade de aquisição dos respectivos endereços, teve de ser feita comunicação pública por anúncio publicado em dois jornais nacionais e um diário regional.
Além disso às altas personalidades mais criticadas com acentuado vigor e antes do lançamento público da obra, fiz oferta de exemplares para que dos teores dessas críticas tivessem conhecimento prévio. Claro que o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos contemplados com a oferta de um exemplar de A QUINTA LUSITANA.
Tudo feito segundo a norma pessoal de assumir responsabilidades e de não atacar as pessoas pelas costas. Rectifico: não ataco as pessoas. Critico sim e com rigor e acentuado grau de exigência as atitudes, os actos e os procedimentos funcionais, enquanto figuras expostas na montra da praça pública.
A terminar e como indicador de uma forma de estar na sociedade com espírito de servir e sentido cívico acrescento um apontamento curioso: uma alta personalidade de Portugal muito criticada - sem contemplações de tolerância ou perdão - no meu livro, a quem ofereci um exemplar de A QUINTA LUSITANA enviou-me um cartão em que agradecia a oferta, registava a inédita (minha) iniciativa de preveni-lo e acrescentava” ser criticado como eu sou no seu livro, é quase agradável”. Assinalo que para mim foi das coisas mais gratificantes que me ocorreram ao longo da minha, algo dilatada, vida; por sinal, razoavelmente preenchida de actividades literárias.