Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, outubro 10, 2015



A PESCADA MARCELINA CUMPRIU O RITUAL

Brasilino Godinho
10 de Outubro de 2015
Foto de Hugo Raínho

01. Pescada Marcelina entra em cena
A pescada Marcelina, vestida na pele e possuída da alma do programado novo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sucessor do venerando chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, apresentou-se ontem na vila de Celorico de Basto em todo o seu esplendor: com pose devidamente estudada, delineada pompa, preconcebida circunstância e a habitual presunção (até sugerindo a bênção apostólica, borrifada com hissope embebido em água benta).
E, claro, expôs-se ao público na vistosa figuração de cumpridor do ritual circense de entrosamento nas altas funções presidenciais que, desde já, lhe foram atribuídas pelo “Partido da Comunicação Anti-Social” e “Partido das Sondagens”.
Cumprido o primeiro acto do ritual circense de expressiva formulação político/partidária, resta agora a Marcelo Rebelo de Sousa dar continuidade aos espectáculos quotidianos. Seguem-se as arruadas e os desempenhos televisivos, nomeadamente o festival de despedida das charlas domingueiras (na noite de amanhã), na TVI, as entrevistas e os entretenimentos habituais nestas andanças folclóricas, até que chegue o dia em que irá pisar a passadeira vermelha que já está estendida á porta do Palácio de Belém – um espaço que estando já reservado e protegido das intempéries e sujidades poluentes, obrigará Cavaco Silva, quando terminar o usufruto da mansão presidencial, a sair dela pela estreita porta das traseiras.

O2. Marcelo Rebelo de Sousa e os seus actuais dois mistérios
Na cerimónia de Celorico de Basto, Marcelo brindou o povo com a formulação de dois mistérios implícitos na abstrusa mensagem em que afirma que aquilo que o move é o “dever moral de pagar a Portugal tudo aquilo que o País tem feito por mim”.

Primeiro mistério: O que de tudo aquilo que Portugal tem feito por Marcelo Rebelo de Sousa? O que terá sido de tamanha grandeza que Portugal fez por Marcelo? Quem saberá ou quem ter-se-á dado conta?
E por que razão uma Pátria que tem sido tão madrasta para com os mais insignes portugueses, como Camões, houve mercê de tal importância dispensada a Marcelo? E que fez Marcelo Rebelo de Sousa para ser merecedor de especiais atenções e favores de Portugal? Quem está por aí que nos traga respostas a estas pertinentes interrogações?
Não cumprirá a Marcelo Rebelo de Sousa vir esclarecer tamanho imbróglio? Ou será que Marcelo Rebelo de Sousa recebeu benesses de Portugal através da porta do cavalo ou por portas travessas?
Seja como for e uma vez que trouxe a público esta insólita informação cumpre a Marcelo Rebelo de Sousa o dever moral e a obrigação cívica de prestar esclarecimentos sobre o caso que, certamente, deixou perplexos os portugueses.

Segundo mistério: Como vai Marcelo Rebelo de Sousa pagar tudo aquilo que Portugal fez por ele? Presume-se pelo teor e pelo sentido literal do fraseado marcelino que será uma dívida imensa.
Julgará Marcelo Rebelo de Sousa que bastar-lhe-á ter-se apresentado na vila de Celorico de Basto como indigitado presidente da República, para se considerar desobrigado da dívida que diz ter para com Portugal? Se assim pensa, pensa mal!
Jamais uma encenação política foi ou será modalidade de pagamento de dívidas; e, sobretudo, se o credor é Portugal.