Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, outubro 18, 2015



A explicação científica que falta…

Brasilino Godinho
17 de Outubro de 2015

De imediato, fiquem os leitores prevenidos: não sou um cientista. Mas por tendência intelectual estou possuído de várias curiosidades científicas.
Aqui e agora venho dar-lhes informação de que carrego uma curiosidade particularmente interessante e de suma importância para todos bem nos compenetrarmos dos abrangentes e sombrios meandros da política nacional. Ela é de invulgar carácter científico e remonta aos anos setenta do século passado, pós 25 de Abril de 1974.
O que faço na esperança de que um qualquer distinto cientista me proporcione a almejada explicação dos estranhos fenómenos que há muitos anos me trazem intrigado.
Os fenómenos que têm atraído a minha atenção são de singular evidência e conhecida formulação.
Como não sou de meias-tintas e procedendo como se fosse jovem moço-de-forcado, em lide de touros, na praça dos ditos, vou, de pronto, pegar o touro pelos cornos:
- Qual é a explicação científica para o facto do Partido Social-Democrata (PSD) ser, desde a sua fundação, a casa-abrigo de temidos esquerdistas, tais como o comunista-leninista, camarada Abel do MRPP, inesquecível admirador fanático do camarada Josef Stalin, e ser híbrido barroso/cherne, que, por vezes mui frequentes, é localizado em águas profundas nos Açores e nos poluídos mares adjacentes a Bruxelas, o grande doutrinador da Direita Extrema, José Manuel Durão Barroso; os quais têm a particularidade genética de se metamorfosearem e mudarem rapidamente de condição político/partidária, tornando-se intransigentes conservadores e inflexíveis activistas da agressiva Direita ou da bastante violenta Extrema-Direita?
Julgo que nem serei único interessado na explicação de tais esquisitos fenómenos.
Certamente que também a maioria dos portugueses gostaria de tomar saber do esclarecimento que vier a ser dado.

No entanto, supondo não ser abuso da minha parte e apercebendo que me é permitido, eu direi que no meu espírito paira irrequieta ideia de que nos casos em apreço - fenómenos de transmutações ideológicas e partidárias que convergem e se acolhem no Partido Social-Democrata (PSD) - se verifica a aplicação da Lei da Atracção Universal, de Newton: “A matéria atrai a matéria na razão directa das massas e na inversa do quadrado das distâncias”.
Obviamente que nesta minha ideia subjaz a intuição de que a força impulsionadora das metamorfoses, aqui postas em causa, será a atracção pelas massas que, geralmente ou por norma, são altamente sonantes…
Daí que, também, possamos admitir que, neste peculiar domínio, dizer diferente ou contrário a tal atractiva lei, será conversa fiada de político charlatão.
Admitindo que possa haver mais explicações de apropriado rigor científico, resta-me aguardá-las com enorme expectativa…
A presente abordagem da transcendente questão científica aqui equacionada tem – a meu ver - a inequívoca vantagem de o público ser alertado para os aspectos subterrâneos da política portuguesa que tendem a passar despercebidos ou ignorados. Aliás, melhor se dirá: convenientemente escamoteados…