Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, outubro 27, 2015



CANDIDATO MARCELO,
CONSEQUÊNCIA E CASTIGO         

Brasilino Godinho                      
27 de Outubro de 2015

Vão surgindo aqui e acolá comentadores a dizer que o candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa será uma das principais vítimas da vergonhosa discursata do venerando chefe do Estado a que chegámos, Aníbal António Cavaco Silva, do p.p. dia 22.
Suponho que será.
Mas se assim acontecer, que ao candidato Marcelo sirva de tardia e irrevogável lição. Quem semeia ventos, cedo ou tarde colhe tempestades. Pelo que cabe a vez a Marcelo de as suportar na actualidade.
O venerando chefe Cavaco Silva é um produto criado, cultivado e várias vezes enaltecido, por Marcelo Rebelo de Sousa.
Nesta altura cumpre ao candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa rever-se na sua obra (a figura Aníbal António Cavaco Silva, de quem, numa data intermédia do curso de vida política da criatura, disse: “A incultura de Cavaco Silva, política e não só, é abismal – e o seu triunfo foi o da vulgaridade. Vejam lá se algum comentador teve a coragem de dizer isto.”).
Eu estou vendo de cá e digo: que tendo Marcelo Rebelo de Sousa dito o que disse, que é hoje aceite como afirmação incontroversa, também demonstrou, inequivocamente, uma enorme incoerência, tendo como referências as suas atitudes anteriores e posteriores, relativamente ao seu produto acabado de cavaquista natureza. Ao tempo Marcelo Rebelo de Sousa não ficou bem na fotografia e no momento que passa a mesma encontra-se profundamente enegrecida.
Não vou repetir a inerente explicação.
Mas sublinho de novo que Marcelo Rebelo de Sousa, com enorme incoerência foi sempre, como catavento, oscilando entre o fortíssimo apoio a Cavaco Silva e ocasionais, leves, críticas à cavacal figura. 
Provavelmente, virá agora a sofrer as consequências da sua obra cavaquista.
Outro aspecto a focar: Marcelo Rebelo de Sousa constantemente diz que é isento. Ora importa anotar que uma pessoa afirma-se pelo que é e se lhe reconhece. E não por aquilo que, obcecadamente, pretende insinuar ao próximo. E quem é virtuoso nem sente a necessidade de vir à praça pública apregoar a excelência do seu carácter.
Finalmente, um último apontamento: Os procedimentos de Marcelo Rebelo de Sousa conectados com os percursos político/partidários, governamentais e presidenciais, de Aníbal António Cavaco Silva, são suficientemente indiciadores da necessidade profiláctica de os portugueses, resolutamente, praticarem cuidadosa higiene mental. Dizendo o mesmo por outras palavras: os cidadãos portugueses sempre que lerem e ouvirem os comentários e as análises do Professor Marcelo Rebelo Sousa ponham-se a pau e apoiem-se na maior reserva intelectual que esteja ao alcance de cada qual.
Porquê, tais cuidados? Para não se deixarem embalar e entorpecer no engano… Pelo que, talvez, evitem infortúnios no incerto futuro…
Os leitores tenham presente esta imposição de ordem pratica e salutar: Usem sempre a inteligência! Não se deixem entusiasmar pelo brilho do espectáculo circense, instalado na arena sociopolítica e do espavento dos artistas que nele actuam… Tudo o que é superficial, não é recomendável, nem consistente…

P: S: Para servir de ilustração das posições marcelistas relativamente ao grande e venerando chefe Cavaco, republico aparte, no Facebook, a página 26, da minha obra ‘A QUINTA LUSITANA’.