Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, outubro 25, 2015



Uma curiosidade histórica

Brasilino Godinho
24 de Outubro de 2015

Para quem não sabe, Portugal conta no seu historial dos últimos 50 anos com dois venerandos* chefes de Estado. E qualquer deles com a singular característica de serem detentores, em moldes quiméricos, de grande gabarito intelectual…

O primeiro venerando chefe de Estado, 13.º presidente da República, foi o almirante Américo Deus Rodrigues Tomás que gostava de cortar fitas e de caçar perdizes no Alentejo.

O segundo venerando chefe de Estado, 19.º presidente da República, actual detentor do cargo presidencial, é o Doutor Aníbal António Cavaco Silva, que gosta de viajar pela estranja; comer pastéis de nata e visitar fábricas em Portugal; e subir a coqueiros nos territórios africanos.

Ambos se creditam na diacronia do tempo pela valia dos seus discursos, que muito se assemelham nos conteúdos e nos atropelos das linguagens utilizadas.

Esta minha anotação é formalizada pela circunstância de o último discurso do actual venerando chefe de Estado, no p.p. dia 22, do mês corrente, me ter sugerido a ideia de informar os meus leitores sobre a curiosidade histórica da existência dos dois venerandos chefes de Estado.

Além disso, ao ouvir o venerando Cavaco parecia que estava a ouvir o venerando Tomás. Discurso quase tirado a papel químico dos que eram produzidos pelo referido antecessor. Até a voz parecia a mesma.
Um circunstancialismo insólito e de significativa incultura, sem paralelo nos países da Comunidade Europeia.

Espero que tal particularidade da História de Portugal não dê azo a demanda turística de estrangeiros ávidos de conhecer excentricidades…
Mesmo que o país necessite de desenvolver a indústria do turismo…
Meu voto: Que o desenvolvimento aconteça! Nunca, pelas piores motivações, que tanto afligem milhões de portugueses.
* Venerando – Tratamento que a nomenclatura do Estado Novo atribuía ao presidente da República, Américo Tomás e que os jornais incluíam nas notícias em que era focada a sua pessoa.


              
Venerando Américo Tomás.                                         Venerando Cavaco Silva.
Nele, realça a cabeça,                                                    Nele, salienta-se a barriga,
a parecer uma abóbora…                                              a parecer inchada…
Em ambos: retratado o patético aspecto do semblante, a denotar algum constrangimento…