Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, junho 18, 2015



O grande mistério de Cavaco

Brasilino Godinho


Cavaco torcendo o nariz…

O grande mistério de Cavaco, o cidadão Silva, presidente da República, está intrigando a nação portuguesa.
No p.p. dia 10 de Junho de 2015 Cavaco Silva distribuiu várias condecorações entre as pessoas de sua pessoal estimação.
Entre os condecorados pelo presidente Cavaco incluiu-se o senhor Carlos Gil, costureiro de sua esposa D. Maria de Silva.
Os portugueses, apanhados de surpresa face à selectiva bondade do acto presidencial e em deprimente estado de perplexidade, sem saberem, de ciência certa, como interpretar tanta generosidade concentrada num, aparentemente, indivíduo vulgar de Lineu, de subentendida matriz alfacinha; interrogam-se sobre quais as grandes contribuições de Gil para bem de Portugal e dos portugueses ou que feitos relevantes constam do currículo de Carlos Gil, galardoado com o alto grau honorífico de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Este caso é a primeira componente do mistério de Cavaco Silva.
A segunda componente do referido mistério configura-se na seguinte interrogação: se as condecorações atribuídas pela presidencial criatura contemplam os amigos, correligionários e servidores do presidente e de sua esposa, qual é a razão de não terem sido igualmente galardoados a cabeleireira, o barbeiro, o alfaiate, o motorista, a enfermeira, o médico, o farmacêutico, o padeiro, o ecónomo, a criada de quarto, as trabalhadoras das limpezas, o cozinheiro, o escanção, o mordomo, o chefe do protocolo, o prestimoso senhor Fernando Lima, os chefes das casas civil e militar, as atraentes secretárias, as damas de companhia de D. Maria de Silva, as esbeltas assessoras e consultoras, os solícitos assessores e consultores, o inspirado redactor dos discursos presidenciais, o fotógrafo oficial, os afeiçoados jornalistas, as simpáticas repórteres das televisões, a florista, os contínuos, o jardineiro, o electricista, o picheleiro, o assistente informático, os polícias da guarda presidencial, o dono do café onde sua excelência toma a bica matinal?
A sua excelência presidencial não lhe pesa a consciência por tamanha grandeza da sua ingratidão para com tão dedicados serventuários e amigos?
Se nos permite a sugestão, o senhor presidente Cavaco Silva deve igualmente condecorar toda essa gente. A qual, certamente, não desmerece no confronto com a, provavelmente, rica e multifacetada personalidade do estilista Carlos Gil. Ou à moralidade…
Ou todos os esquecidos em débito da amabilidade presidencial são credores da gratidão de Cavaco Silva.
E não haja dúvidas: se presidente não paga a dívida do reconhecimento e dorme descansado, haverá bastantes portugueses do Cavaquistão e arredores, que assumirão as dores do infortúnio que tão imprevistamente atingiu as pessoas do seleccionado círculo alaranjado de Cavaco Silva e de D. Maria de Silva.
Aliás, se já por aí andam tantos milhares de milhares de pessoas caminhando penosamente pelas ruas da amargura, bem se dispensaria mais gente sofredora… e logo por causa de uma tremenda falha sociopolítica de sua excelência, o singular cidadão residente do Palácio de Belém.
Fim