Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, março 09, 2015



AVISO

ENCERRAMENTO (temporário)
DO 'QUIOSQUE' (virtual)

O ‘quiosque’ é pertença de Brasilino Godinho.

01. Tem sido através deste estabelecimento virtual, dotado de postos de visualização espalhados pelo éter, via Internet e pelas montras de exposição pública, disseminadas por órgãos da Comunicação Social, sediados em Portugal e no estrangeiro, que temos vindo - com alguma regularidade – a 'vender o nosso peixe' (devidamente amanhado, preparado e condimentado) recolhido na faina diária exercida em pesqueiros, sitos no mar tenebroso da zona exclusiva portuguesa, onde proliferam espécimes tão variados quanto o são: trutas de opulentas texturas morfológicas, tubarões de grande porte e voracidade, lapas de rígidas fixações às rochas, carapaus de corridas mui desordenadas, polvos de inúmeros e grandes tentáculos, gaivotas bem nutridas exalando repugnantes odores, corvos de maus agouros e andorinhas de largos voos rasantes que, às vezes, causam vertigens a desprevenidos pescadores actuando em águas turvas. Ocasionalmente surge, ameaçadora, a águia do Benfica. Pelas margens do Tejo e suas redondezas, passeiam-se alguns leões que se julga estarem domesticados e detentores de certificados de origem e se supõe virem do circo instalado no Terreiro do Paço. Causa espanto a confraternização que ocasionalmente se estabelece entre esta bicharada e os camaleões pachorrentos que se aventuram a atravessar as avenidas de Lisboa.
De assinalar, a invulgar circunstância de - no troço do mar costeiro, excessivamente poluído e que nos provoca o que designamos por sistémico enjoo, - se ver com intrigante frequência nas proximidades da Torre de Belém, um escanifrado cavaco inactivo, pousado sobre portas, qual prancha flutuante à deriva, na companhia dum coelho cinzento (que se conjectura ter caído ali de pára-quedas), pouco simpático, que nos olha de soslaio, parecendo que vai chispar fogo e como se a qualquer momento, com arrogância, rancor, colérico e ar ameaçador, nos obrigasse a ‘fugir a sete pés’. E, sem alternativa de abrigo ou defesa, ‘darmos às de vila diogo’ enquanto gritávamos bem alto: VADE RETRO, SATANA!!!

02. Em tempo não muito distante Brasilino Godinho informou os seus leitores de que, por motivos do foro íntimo e de consequente força maior, interrompia a actividade de cronista.
Entretanto, imperioso dever cívico de solidariedade para com o povo de que é ínfima parte, obrigou-o a dedicar tempo e atenção a factos e acontecimentos da maior gravidade relacionados com a fauna piscatória, como está referido no ponto 01.

03. Dados esses modestos contributos à sociedade é, agora, altura inadiável de Brasilino Godinho se dedicar em regime de exclusividade a prementes tarefas de índole muito pessoal.
A partir de hoje, Brasilino Godinho, até final de 2015, encerra o 'quiosque'.

Brasilino Godinho

Nota marginal

Porém, até ao fim do ano em curso o que vier a transmitir de crónicas aos meus leitores cingir-se-á a peças escritas antigas; as quais vêm à minha lembrança através dos acessos ao arquivo do meu blogue:


Acessos feitos por leitores residentes em Portugal e em vários países estrangeiros (por vezes, fico surpreendido com algumas crónicas de que nem me recordava).
Transmissões que irei fazendo esporadicamente.
Pelas únicas razões que enumero:
- de assim manifestar a minha grande consideração pelos milhares de leitores que há dezenas de anos me honram com o acolhimento que dispensam às minhas crónicas e livros editados;
- de não acabar com os contactos – o que corresponde a não desiludir os fiéis leitores; os quais se contam por um elevado número de milhares;
- de dar curso ao propósito de corresponder às solicitações para que mantenha a chama viva da luta pela regeneração do País;
- de, nessa perspectiva de interesse nacional, trazer à colação matérias de relevante importância e de persistente actualidade;
- de evidenciar o devido respeito que me devo a mim próprio, continuando a pugnar por ideais em que acredito e que extravasam o âmbito pessoal e assentam firmemente nos patamares mais elevados da construção do bem-estar e harmonia da Humanidade.

Resumindo: Não quero! Não posso! Nem devo! Perder os contactos com as minhas leitoras e os meus leitores.

A todos, estimadas leitoras e caros leitores, dou-vos um abraço amigo.
Brasilino Godinho