Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, junho 06, 2014



Bate-papo com as minhas leitoras e com os meus leitores

Brasilino Godinho

As estimadas leitoras e os atenciosos leitores que integram a minha lista de contactos já terão um razoável conhecimento da pessoa que se assina por Brasilino Godinho.
Talvez ainda conservem memória de que, por vezes, eu vou referindo que nem só de eventos felizes ou agradáveis, de profusão de elogios e de ocasionais felicitações, se alimenta o ego deste vosso interlocutor. Também acontecem coisas desagradáveis de que, em algumas ocasiões, sou alvo, tais como referências desprimorosas. Suporto-as com algum estoicismo. Ataques soezes de anónimos são de imediato remetidos para o lixo.
E se muitas apreciações agradáveis são feitas sobre a minha pessoa na praça pública (onde se localiza a montra de minha pessoal exposição) há o risco de, às tantas (enquanto o diabo esfrega um olho) ser elevado ao altar da maior admiração e veneração. Em tal conjuntura sobressai o perigo de se confundirem os espectadores da montra e nem se aperceberem que o Brasilino Godinho é um ser que, tendo qualidades, também tem defeitos e comete pecados como qualquer ser humano.
Estribado nesse conhecimento de si próprio e pretendendo não iludir os seus semelhantes, Brasilino Godinho faz ponto de honra em divulgar quanto de negativo lhe é lançado em rosto. Fica a cidade conhecendo melhor e na dimensão real, a contraposição das parcelas, favorável e desfavorável, representadas na personalidade do cidadão Brasilino Godinho.
Assim Brasilino Godinho tem procedido. Sem deixar de reconhecer que alguém pode achar exagerada esta preocupação de se mostrar tal e qual é o homem em foco.
Será isto um pecado? Não ajuízo em causa própria. Também me dispenso de consultar bispo ou cardeal no sentido de obter resposta para a dúvida que igualmente se pode expressar nos seguintes termos: de tal forma de estar em sociedade há que extrair conotação pecaminosa? De certeza, é um hábito que se tem mantido inalterável ao longo dos anos.
Face ao exposto e seguindo a mesma linha de procedimentos, é altura de informar que hoje recebi a mensagem - motivada pelo teor da minha recente crónica VOLTA SALAZAR! BANQUEIRO ULRICH ESPERA POR TI - que a seguir transcrevo (omitindo, obviamente, o nome do autor, professor universitário jubilado de uma universidade lisboeta):

Senhor Godinho:
Peço o favor de me retirar da lista de destinatários das suas mensagens.
Prefiro não as ler, e gastar o meu tempo para comentaristas inteligentes e bem intencionados.
Melhores cumprimentos,
(Sr. A.)

Claro como a água! Considerando a exclusão de partes, o Brasilino Godinho, na opinião do autor da mensagem, não é um comentarista inteligente (e não o sendo, merecerá o qualificativo de burro) – o que é um atestado da autoria de um professor universitário e que a opinião pública tenderá a valorizar (?)...
Mas pior do que isso: não é bem-intencionado – o que significará ser mal- intencionado. Talvez mesmo, pessimamente intencionado.
Mas, se ele é burro como poderá ter entendimento quanto a ser bem ou mal intencionado? Não será exagero ou falta de perspicácia exigir essa manifestação de inteligência a um asno?
Ainda por cima sem levar em conta a anotação de falta de inteligência do Senhor Godinho...

Desgostei! Reagi! E com autoridade para rejeitar a ofensa; dado que nunca nos meus escritos, esparsos ao longo de dezenas de anos, insultei ou ofendi pessoalmente os visados pelos meus reparos, mesmo quando são feitos com alguma contundência ou agressividade crítica.
Senti-me ultrajado por uma personalidade universitária que não conheço de lado nenhum.

Respondi com a seguinte mensagem:

Senhor A.
Devo informá-lo que, neste momento, o seu nome foi excluído da minha lista de contactos.
Não fiz o favor! Limitei-me a cumprir uma obrigação.
Registo a indelicadeza/grosseria dos seus comentários.
Não cumprimento quem me ofende.
Brasilino Godinho

Cumprida a missão de informar, apresento protestos do maior apreço pelos meus leitores (estimadas senhoras e caros senhores), que há vários anos me dispensam atenção e (ou) cordialidade.
Brasilino Godinho