Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, dezembro 10, 2011

Um alerta que induz lucidez…

Prezadas leitoras,

Caros leitores,

Transcrevemos uma petição de portugueses residentes em França dirigida ao ministro dos Negócios Estrangeiros, no sentido de ser assegurado o ensino do Português no estrangeiro.

Só não assinamos o documento em causa, porque não estamos abrangidos na condição de residentes em terras da estranja. Mas estamos solidários com tão patriótica iniciativa que visa contraditar e impedir a insistência na orientação e no prosseguimento da prática dos governantes do arco do Poder que, objectivamente, tende a abrir caminho à eliminação do idioma nacional.

Dada a gravidade da situação criada à Língua Portuguesa, julgamos que a petição deveria também ser dirigida, em primeiro lugar, ao Presidente da República, a quem cabe a maior responsabilidade em assegurar a perenidade da Língua; a qual é verdadeiramente a nossa Pátria. Depois, endereçada à Presidente da Assembleia da República, ao Primeiro-Ministro, ao Ministro da Educação e à direcção do Instituto Camões.

Ninguém pode ficar indiferente a esta petição!

Urge dar-lhe o maior apoio!

Ah! Aqui, no território nacional, o problema também é grave. Gravíssimo! Porque de tal conjuntura sabemos, então nem se esqueçam de rectificar o título. O qual deverá ser:

PETIÇÃO PELA DEFESA DO ENSINO DE PORTUGUÊS

EM PORTUGAL E NO ESTRANGEIRO.

Cá estarei aguardando a concretização da ideia e disponível para subscrever o novo documento. Mais: enfatizando a sua urgência.

Brasilino Godinho

Petição Pela Defesa do Ensino do Português no Estrangeiro (EPE)

Para:Ministro dos Negócios Estrangeiros

Os abaixo-assinados, cidadãos portugueses residentes em França, pais e encarregados de educação dos alunos do Ensino do Português no Estrangeiro (EPE), professores, dirigentes associativos e estudantes manifestam desta forma a sua indignação e repudiam o ataque levado a cabo pelo Governo de Portugal contra o EPE. As medidas propostas visam a eliminação de um direito inalienável do cidadão português residente no estrangeiro: o direito à aprendizagem da língua portuguesa. Este ataque é
DISCRIMINATÓRIO! INCONSTITUCIONAL! LESA-CULTURA! LESA-PÁTRIA!
Os nossos filhos têm o direito invendível de aprenderem a língua portuguesa, seja em

França, seja em qualquer lugar do mundo.

Investimentos fortes e equilibrados no EPE, além de prestigiarem a nossa língua e cultura, alargando o seu número de falantes, darão frutos económicos no futuro.
A língua e cultura portuguesas são bens imateriais que não se coadunam com a mesquinha propaganda economicista desenvolvida pelo Governo. A língua e a cultura

Portuguesas não são meras mercadorias!

- CONTRA A REDUÇÃO DO NÚMERO DE PROFESSORES NO PROGRAMA DE

ENSINO DO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO (EPE)!

- A FAVOR DO INVESTIMENTO NO PROGRAMA DE ENSINO DO PORTUGUÊS

NO ESTRANGEIRO (EPE)!

- PELOS NOSSOS FILHOS!

- PELO PRESTÍGIO DE PORTUGAL!


Os signatários