Estimadas senhoras,
Caros senhores,
Aqui as “Marcelices” da semana.
Constituem-se como triste fado entoado semanalmente.
E sorte malvada para os leitores do semanário de Saraiva.
Com os melhores cumprimentos.
Brasilino Godinho
“Marcelices”…
Do Prof. Seixa *
*Às vezes, designado Prof. Sousa.
Para quem não saiba, informamos que “seixa” é uma espécie muito apreciada de pombo bravo, esquivo, também chamada “sousa”, que não dispensa a conhecida variedade de fruta manga, vulgo “rebelo”.
Trata-se de um pombo traquinas de aspecto simpático que, todos os domingos, à noite, num programa televisivo, arrulha com desenvoltura e trejeitos que fazem as delícias da interlocutora.
Brasilino Godinho
http://quintalusitana.blogspot.com
DESGRAÇA CULTURAL
Soma e segue
Infelizmente a desgraça cultural todas as semanas trazida a público pelo semanário do arquitecto-jornalista José António Saraiva prossegue sem desfalecimento do autor e com a acomodação dos dirigentes do jornal. As pessoas envolvidas na apresentação da inenarrável peça jornalística nem se apercebem (ou fingem não perceber) dos danos que a peça “BLOGUE” acarreta à cultura nacional. E nem só. Ela consagra e instiga a prática do mexerico, o culto das futilidades, a promoção do favoritismo de familiares e parentes, o abuso da vacuidade, a manifestação do absurdo, a exibição da idiotia, os obscenos relatos das vaidades pessoais e a desavergonhada demonstração dos tráficos de influências no círculo de amigos, compadres e companheiros de fraternidades mais ou menos discretas.
De modo efectivo o malfadado “BLOGUE” faz lembrar os comportamentos de quantos se entretêm a espreitar pelos buracos das fechaduras das casas dos vizinhos ou nos quartos de hotel; acima de tudo ele recupera os hábitos das antigas mulheres de soalheiro. Isto num tempo de desvarios e de abandalhamento de usos e costumes, que impõe aos cidadãos o dever de, afirmando-se respeitadores dos valores da cidadania, se desempenharem nas actividades que exercem com o indispensável sentido pedagógico.
Nas presentes circunstâncias deveria haver, por parte dos intervenientes, um mínimo de atenção e seriedade na avaliação do problema gerado pela existência do “BLOGUE”.
Oxalá que sobrevenha bom senso…
A título de ilustração da desgraça cultural transcrevemos duas “notinhas”.
PRIMORES I Praia. Atrás de mim, jovem de 12-13 anos diz aos pais:”Preciso desse livro escolástico”. Corrige o pai, apesar de não intelectual: “Escolar”. Era escolar. Esta juventude!
Nosso comentário:
Ficámos perplexos… Como o Prof. Seixa descobriu que o pai do jovem não é intelectual? Ele teria letreiro na testa?
Interessante o pormenor da posição do rapaz. E o que aconteceria se o rapaz estivesse á frente de si?
Este professor!
PALMERS No fim da maratona jurídica no Martinho da Arcada, tive uma recompensa: um (uma, corrigimos o lapso) caixa de magníficos mini-palmiers. Deliciosos ao jantar.
Nosso comentário:
A reter a informação do Prof. Seixa: as maratonas – por enquanto só as jurídicas – têm a recompensa de caixas de magníficos mini-palmiers. Detalhe intrigante: Só ao jantar é que são deliciosos? Se assim é, convenhamos que se trata de uma desagradável restrição para a excelente condição de magníficos…
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página Principal