Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, dezembro 11, 2007

Estimadas senhoras,

Caros senhores,

Juntamos as SARAIVADAS da semana.

Esta semana Saraiva tem música…

Cumprimentos.

Brasilino Godinho

SARAIVADAS…

Ou as confissões do Arq.º Saraiva…

Brasilino Godinho

brasilino.godinho@gmail.com

http://quintalusitana.blogspot.com

Tema: Aplauso a Saraiva

01 - À escrita de José António Saraiva ninguém é indiferente. Bastantes vezes os seus textos são patuscos, divertem pelo absurdo das considerações ou vacuidade das ideias expendidas e se apresentam desenxabidos pela forma simplista como analisa as questões mais delicadas e importantes para o colectivo dos cidadãos. O que releva da tendência de valorizar o detalhe insignificante e desprezar ou omitir o essencial da matéria em análise. Noutras ocasiões, as crónicas apresentam-se escorreitas, bem ordenadas e surpreendem pelo sentido da objectividade de modo a suscitarem interesse e em certos casos aplauso.

Quando isso sucede o crítico Brasilino Godinho, que (como já perceberam) o traz debaixo de olho, fica desasado. Sem a graça de Saraiva a inspirá-lo e a diverti-lo dificilmente ele leva a “carta a Garcia” na semana em que o famoso arquitecto-jornalista desacerta a rotina, acertando no desempenho O que, provavelmente, dá azo a uma certa frustração dos leitores que seguem com atenção as nossas peças escritas e se habituaram ao tom irónico que, geralmente, as configura.

Ora esta semana, José António Saraiva deu a chamada volta por cima com a apresentação do editorial “Máquinas e homens”. É um trabalho válido e esclarecedor. Que alerta as consciências. E adverte os governantes. Gostámos! Aplaudimos!

02 - A crónica “Uma polémica reveladora” inserta na “Tabu” também desperta inegável interesse. É pertinente. Define as componentes da dita polémica. Evidencia as fragilidades psicossomáticas de alguns ídolos com pés de barro muito promovidos no falacioso, grotesco, petulante e insuportável mercado de vaidades e compadrios das tertúlias lisboetas.

A nosso ver tem um senão que nos impressionou desagradavelmente. Aquelas infelizes alusões ao opúsculo O Caprichismo Polémico do Sr. António Sérgio e á confidência de progenitor António ao filho José, foram despropositadas parecendo que caíram ali de pára-quedas. Confidências são confidências. Um deslize para esquecer.