Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, outubro 11, 2022

 

UMA REFLEXÃO DE BRASILINO GODINHO

11/10/2022

Portugal é um país de maus costumes. Geralmente a apreciação que se faz das pessoas tem por base de critério de umas serem consideradas e valorizadas pelos seus bens de fortuna ou de rendimentos pessoais, nome de família poderosa, filiação partidária, e ostentação mediática; enquanto muitas outras criaturas da grei são desvalorizadas e desprezadas sem haver apreço pela sua competência profissional, conhecimento cultural, mérito ético e aprumo moral.

Por outro lado, muitos cidadãos que exercem elevadas posições na hierarquia social são escolhidos ou catapultados a esmo sem rigor de selecção ou a devida avaliação das suas reais capacidades.

Também está prevalecendo a sujeição a um preconceito de inoperância e de repúdio por quem se remete a posições de escusa em mostrarem publicamente as suas aptidões e serviços prestados à comunidade, numa atitude de apregoada humildade que, muitas vezes, é uma falsa qualidade de modéstia.

O Brasilino Godinho segue a orientação de se mostrar um cidadão que preza a realidade da sua existência e dela pretende evidenciar o testemunho de uma vida que pretende ser de inspiração para o semelhante. Daí que não se preocupa que, pelos amigos da onça, possa ser alcunhado de imodesto.

Sob este prisma, assenta a divulgação que faz das suas actividades e do apreço que suscita nos seus leitores e amigos.

A nação, o governo, a assembleia dos repúblicos, os partidos, as universidades e parte do público, ainda não se aperceberam da significação e potenciais valorização e alcance social do caso único de Brasilino Godinho, nos contextos nacional e internacional.

Escrita esta reflexão é altura de acrescentar a publicação da troca de mensagens trocadas entre o Brasilino Godinho e Dr.ª Margarida De Andrade, na sequência da crónica “QUASE DEPOIS DE 50 ANOS” publicada há poucos dias; inclusa no Diário de Aveiro, edição de hoje, pág. 10.

 

De Brasilino Godinho

11/10/2022









 

Estimada Dr.ª Margarida De Andrade,

Boa tarde!

Peço desculpa pelo meu atrevimento de publicar a sua mensagem muito lisonjeira para comigo.

Com respeitoso abraço,

Brasilino Godinho

 

De Margarida De Andrade

11/10/2022

 

Estimado Doutor Brasilino,

Bom dia ...

Fez bem publicar a mensagem que lhe enviei, não tem nada a desculpar, desde que a achou suficientemente  boa ou suficientemente capaz de ser  encorajante para si; espero que sim e sou eu quem devo agradecer-lhe! 

Devo sempre ponderar na melhor maneira de me exprimir na ‘língua de Camões’ que tanto amamos, e em especial quando me dirijo ao estimado Dr. Brasilino, pois que escreve sempre de modo  excelente como ninguém!  É um gosto ler os seus escritos!   Sinto mesmo a minha pequenez face a um GRANDE E TALENTUOSO ESCRITOR como é o Doutor Brasilino e sabe bem que o é!  Bem-haja!

A nação portuguesa, já  devia ter visto e reconhecido o seu grande valor e ter dado a conhecer nas escolas/universidades todos os vossos livros, crónicas, poesias, etc. ... para aproveitar o seu talento como ‘’Professor’’ o que seria muito  favorável a quem quer que fosse seu aluno!  Se assim não aconteceu, poderá acontecer ainda!  A esperança tem que haver sempre, todavia, recordemos um provérbio popular que diz ‘’Não há cego maior do que aquele que não quer ver’’  Esperemos que em Portugal todos os ceguinhos possam comprar óculos! ... E que todos os surdos possam calar para ouvir! ‘’ Mas o coração deste povo está endurecido’’ (Mateus 13:15)

É caso para se refletir...

Continue feliz, estimado Doutor Brasilino, sempre em frente e com saúde, cuidando-se muito!

Com os meus sinceros cumprimentos e elevada consideração, e um respeitoso abraço

Margarida de Andrade