Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, maio 18, 2022

 

“Marcelo revela que Costa vai a Kiev esta semana”

Título do NASCER DO SOL

18 de Maio de 2022

 

Brasilino Godinho

 

01. O conceituado semanário, em formato online, dá notícia de uma nova função presidencial, entretanto assumida sem formalização institucional, que releva de notoriedade e de préstimo do supremo Magistrado do Estado de Portugal.

Trata-se do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se apresentar ao público como porta-voz do Chefe do Governo, António Costa.

O jornal dá o merecido destaque: o Presidente da República faz a revelação de que o primeiro-ministro vai à Ucrânia.

Presume-se sem Dr. António Costa, incluir na comitiva este seu novo porta-voz. O que se acontecesse até tinha imensa graça…

Tal relação de dependência surpreende pela razão de ser inédita não só em Portugal como nos outros países do mundo ocidental e denota ser mais uma excentricidade do regime vigente.

Aliás, presidente Marcelo pelo seu currículo presidencial decerto que proporciona antevisão de bem se desempenhar da sua nova função de porta-voz do chefe do governo; pois que as suas frequentes informações, prestadas nos dois últimos anos de pandemia, sobre os cuidados e iniciativas da Senhora da Saúde, Dr.ª Temido, já indiciavam propensão para tal desempenho…

Por imperativo cívico qualquer português que se preze deve formular votos de que Sua Excelência, Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, seja bem-sucedido na complexa, importante e nobre função ora assumida…

 

02. Outro aspecto a destacar no título da notícia em epígrafe é a forma desrespeitosa como é citado o Presidente da República. É indecente. Ele, como mais importante órgão de Soberania de uma nação secular, deve ser tratado com o respeito concernente ao seu elevado cargo.

Se o cidadão Marcelo Rebelo de Sousa é interpelado ou citado deem-lhe as redacções o tratamento que aprouver aos jornalistas que escrevem sobre ele. Mas ao Presidente da República deve ser hábito de boa educação e obrigação cívica tratá-lo respeitosamente. Mesmo nas ocasiões em que ele não cuide de preservar a dignidade do alto cargo que desempenha.

É de anotar que no tempo da outra senhora matrona fascista/salazarista, o presidente Américo Tomaz era tratado por Venerando Chefe de Estado. Agora, é o Chefe de Estado tratado como um qualquer Zé Ninguém. Passou-se do exagero de veneração e subserviência, para o seu contrário de irrespeito e excesso de deseducação.

 

03. Neste momento, que estou finalizando a redacção desta crónica, surgiu-me a informação de que chefe do governo, Dr. António Costa, acaba de confirmar a sua viagem a Kiev – que fora revelada pelo novo porta-voz, Presidente Marcelo…

Mas não havia necessidade! Uma atitude algo deselegante… Decerto que ninguém iria duvidar da palavra de um distinto porta-voz tão altamente qualificado…