Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, novembro 20, 2021

 

NUNCA POR NUNCA SER…

MAS AGORA A EXCEPÇÃO

 

Brasilino Godinho

20/11/2021

 

01. Quero! Posso! Devo! Estou à vontade para escrever em letra de forma que: na plena posse de noventa anos de existência sempre assumi responsabilidades pelos meus actos e escritos. Relativamente a estes, quando críticos de pessoas e entidades hei tomado cuidado de a elas lhes proporcionar conhecimento tempestivo de todo o referencial a seu respeito incluso nos textos.

Tem sido norma de contínua prática, jamais obliterada, por Brasilino Godinho.

02. Escrevi: “Tem sido”. Infelizmente deixou de o ser no que respeita a críticas que formulo ao actual Presidente da República e cidadão Marcelo Rebelo de Sousa. Já este ano e após o envio de um texto endereçado ao Palácio de Belém, recebi comunicação de que os escritos deveriam ser previamente anunciados e submetidos ao que designei por exame prévio dos serviços da presidência.

Sem hesitação, recusei liminarmente. De jeito nenhum submeto minhas crónicas e mensagens a exames prévios dos serviços instalados no Palácio de Belém, sob a tutela do presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Assim demonstrada a predilecção do actual presidente da República por serviços de Censura. 

03. Portanto, lamento e condeno que tenha sido gratuitamente desconsiderado, violentado no meu exercício cívico e obrigado a pôr de lado a minha atitude de educação e cortesia para com entidade que evidenciou não ter apreço por tais valores que são apanágio do cidadão Brasilino Godinho. E assinalo: que os menosprezou na pessoa brasiliana.

04. Esta uma comunicação lançada urbi et orbi prevenindo a reles ousadia de alguém, maldosamente, vir acusar Brasilino Godinho de “atacar” sorrateiramente o presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Outrossim, fica aqui registado que continuarei a exercer os direitos de cidadania, criticando Marcelo Rebelo de Sousa, mesmo como presidente da República; o que farei em qualquer tempo, lugar e modo que julgue ser adequado e conveniente.

05. Uma última observação: ex-presidentes da República, Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva, foram muito visados em termos críticos por Brasilino Godinho. As crónicas, por muito cáusticas, incisivas e vigorosas que o fossem, seguiram regularmente para a presidência da República. Jamais foram bloqueadas ou exigido o exame prévio.

06. Conclusões? Os leitores façam o obséquio de as extraírem, com recurso e aplicação de bom senso e seriedade…