Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, novembro 15, 2021

 

NESTE DIA

HÁ 6 ANOS

 

ESQUISITAS HISTÓRIAS DE FOTOCÓPIAS

E DE ESSENCIAIS DOCUMENTOS OFICIAIS

ELAS, EXTRAÍDAS À SORRELFA; ELES,

DESTRUÍDOS PELA CALADA DA NOITE

 

Brasilino Godinho

15/Novembro/2015

 

Texto publicado no Facebook:

“Carrinha de destruição de documentos à porta das Finanças Veículo foi visto pela CMTV, na manhã desta quarta-feira, à porta do Ministério das Finanças, em Lisboa, onde decorrem várias buscas no âmbito do caso dos vistos gold. Um dos alvos é o gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio.”

Esta notícia remete-me para aqueloutra de Paulo Portas ter passado a última noite e madrugada no exercício de ministro da Defesa, a tirar milhares de fotocópias de documentos oficiais.

Ninguém se importou com tão grande abuso do cargo ministerial, enorme desaforo e tremenda prevaricação, a suscitar muito graves suspeições. Corrijo: alguém levantou a lebre em crónicas publicadas. Quem? Brasilino Godinho!

Resultado? Foi como se estivesse pregando aos peixes no mar morto ou aos camelos no deserto do Saará. O que aconteceu perante o silêncio ensurdecedor e arrepiante de toda a comunicação social: televisões, rádios, jornais e revistas. Toda ela afinando pelo mesmo diapasão de tenebroso alheamento; o qual muito elucida sobre a podridão que grassa nos patamares superiores da hierarquia do Estado de Portugal e na sociedade portuguesa.

Mais tarde, surgiu a informação de que tinham desaparecido, do mesmo ministério, documentos importantes referentes à aquisição de dois submarinos. Aquisição com indícios de corrupção em que teriam participado portugueses e alemães.

Particularidade impressionante: Os portugueses (tubarões de alto coturno) envolvidos na fraudulenta negociata, nem sequer foram julgados e condenados.

Mas os alemães foram julgados e condenados. Uns anjinhos que deveriam ter aprendido, com alguns portugueses espertalhaços, a arte de bem cavalgar todas as falcatruas com a maior das limpezas presidenciais, ministeriais, judiciais e publicitárias.

Por inerência da história da carrinha noticiada pela CMTV a outras coisas que pairam por aí conspurcando o ambiente, é oportuno citar a interrogação que corre entre certos meios mal desinformados.

É que atendendo ao facto de Paulo Portas, nos últimos dias, andar afastado da ribalta, as pessoas inquietam-se e perguntam: será que ele está ocupadíssimo a extrair outros milhares de fotocópias de documentos oficiais?

Quem souber a resposta e se ela for confirmativa, não se esqueça de, rapidamente, avisar as autoridades judiciais e… o presidente Cavaco, zeloso provedor da operosa e desembaraçada coligação PaF (a de Portugal ao Fundo), da dupla Coelho/Portas.

Por sinal, duas criaturas de finas estirpes: um coelho pedro de múltiplos passos não perdidos, mas sempre achados ao sabor das conveniências pessoais; e um sacadura paulinho frenético e beijoqueiro das feiras e mercados, possuído de várias e coloridas portas que se abrem e fecham irrevogavelmente, conforme as correntes de ar mais ou menos conspurcado que se lhe deparam de dia ou de noite no seu viver quotidiano.