Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, outubro 10, 2021

 

A CENSURA QUE SE FAZ EM PORTUGAL

Um testemunho elucidativo

 

Brasilino Godinho

09 de Outubro de 2014

 

Ontem, publiquei a minha crónica sobre o DIÁRIO DE NOTÍCIAS e os jornalistas Baptista Bastos e João Marcelino, na qual fazia referência à censura encoberta que se vem praticando em Portugal.

Hoje, estou aqui a transmitir aos leitores a mensagem (suscitada pela leitura da referida crónica) que recebi, ao início da tarde, do Eng,º Manuel Andrade, actualmente residindo em Marrocos, meu conhecido e amigo desde os meados do ano 2004. O que faço precedendo sua autorização.

É um espontâneo testemunho. Bastante elucidativo. Importante!

 

Manuel Andrade

12:30 (Há 2 horas)

 

AMIGO E SR. BRASILINO

A JUNTAR TENHO AINDA O FACTO DE HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS EU E UM AMIGO MEU O TOMÉ FOMOS A LIVRARIA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS NO ROSSIO, EM LISBOA. EU QUERIA COMPRAR UM LIVRO “A QUINTA LUSITANA” PARA OFERECER AO TOMÉ. ENTÃO NOS FOI DITO QUE O LIVRO NÃO EXISTIA EM PORTUGAL.

AQUELE ABRAÇO,

MANUEL ANDRADE

 

Vale a pena acrescentar que - partindo de Lisboa, da mesma empresa editorial do Diário de Notícias, umas semanas antes desta ocorrência e através do telefone - um director intimava o gerente da livraria (a filial) que existia no Fórum de Aveiro, a retirar o livro da montra, plenamente sabedor que, nas duas últimas semanas, era a obra mais vendida.

Repare-se no embuste de a mesma empresa ter os seguintes procedimentos:

- vende o livro A QUINTA LUSITANA com sucesso em Aveiro, durante duas semanas. Foi a obra que, nesse espaço de tempo, teve mais vendas. Não lhe agradando a situação – o que, desdo logo é muito estranho sob o ponto de vista comercial - impõe a retirada da montra dos exemplares que nela estavam expostos;

- em Lisboa, na livraria do Rossio, tendo alguns exemplares em armazém, afirma que o livro A QUINTA LUSITANA não existe.

Poderia acrescentar mais relatos de actos censórios de que tenho sido vítima. O que seria repetir o muito que tenho escrito sobre esta vergonhosa prática; mais perversa - assinalo - do que aquela que estava institucionalizada no Estado Novo.

Por agora, fica este registo para a posteridade e para calar de vez os intrujões e os idiotas que andam por aí proclamando que não há censura em Portugal.

Montra onde estavam expostos o cartaz e os livros